“Você tem ouvidos para ouvir?”

Comentário sobre este artigo

"Eu sinto Muito. Você poderia repetir isso?" Quem sofre de perda auditiva certamente já disse isto em mais de uma ocasião. Ouvir é um dom fascinante, e não deve ser dado como certo, para aqueles que ainda o possuem. Dos cinco sentidos (tato, paladar, visão, olfato e audição), a audição nos dá uma entrada contínua de informações dinâmicas e vitais. O que podemos aprender com o milagre da audição? Existe um significado espiritual para esta compreensão?

De acordo com o site do Instituto Nacional de Surdez e Outros Distúrbios da Comunicação (NIDCD), “2 a 3 em cada 1.000 crianças nos Estados Unidos nascem com um nível detectável de perda auditiva em uma ou ambas as orelhas… Aproximadamente 15% das adultos Americanos (37,5 milhões) com 18 anos ou mais relatam alguns problemas de audição.” A perda auditiva pode variar de leve, moderada, severa a profunda, profunda sendo uma perda total da percepção do som.

O ouvido humano é uma maravilha do desenho e engenharia, e reflete a capacidade criativa ilimitada de Deus. “Escutar, também chamado de audição, é a percepção do som. O som é composto de vibrações que são percebidas por órgãos dentro do ouvido através de mecanorreceptores. O som primeiro viaja para o canal auditivo e vibra o tímpano. Estas vibrações são transferidas para os ossos do ouvido médio chamados martelo, bigorna e estribo, que vibram ainda mais o fluido no ouvido interno. Esta estrutura cheia de fluido, conhecida como cóclea, contém pequenas células ciliadas que emitem sinais elétricos quando deformadas. Os sinais viajam através do nervo auditivo diretamente para o cérebro, que interpreta estes impulsos em som” (ThoughtCo.com).

Quando a perda auditiva é profunda – perda total – um dispositivo pode ser implantado sob a pele perto da orelha. Um eletrodo é encaminhado para o ouvido interno e estimula diretamente o nervo auditivo fornecendo sinais elétricos que, com treinamento, podem ser interpretados como sons ou palavras distintas. O NIDCD afirma: “Em Dezembro de 2019, aproximadamente 736.900 implantes cocleares foram implantados em todo o mundo. Nos Estados Unidos, cerca de 118.100 dispositivos foram implantados em adultos e 65.000 em crianças.”

Assim como este aparelho auditivo eletrônico pode ser implantado no ouvido para restaurar ou permitir a percepção do som, espiritualmente há algo que deve existir dentro de nós para permitir a percepção espiritual do “som espiritual” – a verdade de Deus. Muitos foram erroneamente ensinados que Jesus Cristo falou em parábolas para que as multidões que O seguiam pudessem entender. O que o próprio Jesus disse sobre as Suas parábolas?

Em Mateus 13:10, os discípulos de Jesus perguntaram a Ele: “Por que lhes falas por parábolas?” Jesus respondeu no versículo 11: “Porque a vós [seus discípulos] é dado conhecer os mistérios do Reino dos céus, mas a eles [a multidão] não lhes é dado”. Jesus escondeu o verdadeiro significado nas parábolas que ensinou. Ele continua: “Por isso, lhes falo por parábolas, porque eles, vendo, não veem; e, ouvindo, não ouvem, nem compreendem. E neles se cumpre a profecia de Isaías, que diz: Ouvindo, ouvireis, mas não compreendereis e, vendo, vereis, mas não percebereis.  Porque o coração deste povo está endurecido, e ouviu de mau grado com seus ouvidos e fechou os olhos, para que não veja com os olhos, e ouça com os ouvidos, e compreenda com o coração, e se converta, e eu o cure” (v. 13-15).

Ainda não era hora de todos ouvirem e entenderem a mensagem que Jesus trouxe, a do próximo Reino de Deus a ser estabelecido nesta terra. Esse foi o tema de muitas de Suas parábolas, e a Parábola do Semeador em Mateus 13 é um exemplo. No entanto, por meio de um relacionamento profundo com o Deus vivo, é possível receber o dom da audição espiritual.

Você quer ter ouvidos espirituais para ouvir? Considere Tiago 1:21 que nos diz: “recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar a vossa alma”. Se você está disposto a abraçar a mansidão (desejar a vontade de Deus acima da sua e confiar Nele como uma criança confia em seus pais), então você também pode ter ouvidos atentos. Leia o artigo “Prepare-se para Herdar a Terra!” para aprender mais.