A bíblia mostra que covid-19 é um sinal dos tempos

Comentário sobre este artigo

Uma das tragédias da vida moderna Americana é que todo evento recebe uma inclinação política. A pandemia do COVID-19 não é diferente, pois a maioria dos políticos e meios de comunicação parece mais preocupada em marcar pontos políticos do que em reunir-se para o bem das nações. Embora possam surgir desacordos honestos sobre como ajudar o público nestes tempos, parece que os políticos de todas as persuasões estão mais preocupados em usar a crise para influenciar a opinião pública e as eleições.

Este foco político leva a muitos cenários diferentes "e se" cenários sendo exibidos nas notícias e nas mídias sociais. Quantas pessoas morrerão se continuarmos em quarentena? Quantos morrerão se não o fizermos? Como será o desemprego se impedirmos as pessoas de sair? O coronavírus causará uma recessão mesmo que as empresas reabram, como algumas estão começando a faze-lo? Um número simplesmente impressionante de fatores dificultou a previsão de qual caminho é o melhor, mas o objetivo final deve ser óbvio: salvar tantas vidas quanto possível e minimizar os impactos econômicos negativos. Para complicar ainda mais a situação, está o fato óbvio de que não temos uma "reforma". Podemos especular incessantemente sobre todos os cenários "e se", mas ninguém sabe realmente o impacto que algum deles realmente terá.

Felizmente, os cristãos que aceitam a Bíblia como a palavra inspirada de Deus não precisam confiar em prognósticos políticos para discernir os tempos. Se realmente sabemos que Deus está guiando as coisas para uma conclusão nesta era, existem algumas escrituras que podem nos ajudar a ignorar o comentário político e entender o que realmente está acontecendo.

Primeiro, Jesus Cristo previu em Mateus 24: 7 que as pestes estariam presentes no final dos tempos. Notavelmente, elas são apenas um dos “princípios das dores” (Mateus 24: 8), por isso pode ser difícil rotular COVID-19 como um cumprimento específico desta escritura. No entanto, o ponto é que os cristãos devem procurar pestilências no final dos tempos e aceitar eventos como despertar antes que as profecias muito mais desastrosas aconteçam (veja o restante de Mateus 24).

Como esta é apenas uma das tristezas iniciais, Lucas 17: 26–30 nos lembra que a economia provavelmente sobreviverá à crise atual. Pode haver outra recessão, mas isso não encerra as coisas a ponto das pessoas pararem de comprar, vender, plantar e construir. O COVID-19 quase certamente fará com que a economia sofra a curto prazo, mas até que Deus esteja pronto para intervir repentinamente, Lucas 17 deve nos lembrar que a economia ainda incentivará as pessoas a viver como se estivessem planejando que a vida vai continuar como normal.

De certa forma, isto ocorre porque a maioria das pessoas não conecta pestilências (ou outros desastres nacionais) a pecados individuais. Além do COVID-19, 2020 já viu a Austrália devastada por incêndios e muitas nações africanas sofrendo de pragas de gafanhotos! Levítico 26 mostra que Deus trará punições às nações que desprezam Suas leis. Estas punições incluem pestilências! Tragicamente, a maioria dos Americanos se recusam a conectar seu comportamento pessoal com as chamadas de despertar que Deus está nos dando agora. Apocalipse 9: 20–21 também mostra que a maior parte da humanidade permanecerá impenitente, mesmo no meio de uma realização profética adicional.

Estas poucas escrituras devem nos lembrar que pestilências como COVID-19 são profetizadas para acontecer no final dos tempos. Elas nos lembram que precisamos acordar pessoalmente, pois estamos vivendo um tempo de pecado desenfreado que levará a consequências para nossa nação! Felizmente, uma destas consequências é o eventual regresso de Jesus Cristo. Antes disso, porém, a Bíblia prevê tempos de grande sofrimento. Este vírus em particular deve, no mínimo, lembrar a todos nós quão facilmente Deus pode derrubar qualquer nação.

Finalmente, em vez de serem consumidos pela política, os cristãos sinceros devem olhar para suas próprias vidas espirituais. Sem rodeios, a Bíblia não fala gentilmente sobre o estado espiritual da maioria dos cristãos no fim dos tempos. Cristo se perguntou se “porventura, achará fé na terra?” quando retornasse (Lucas 18: 8). Em Mateus 25: 1–13, as virgens loucas adormeceram sem antes terem sido preparadas para a vinda do noivo. Apocalipse 3: 14–22 mostra que muitas pessoas na verdadeira Igreja de Deus ficarão espiritualmente mornas devido à falta de discernimento.

À luz de tudo isto, o quanto a política realmente importa? Embora devamos orar por nossos líderes e esperar que eles sejam capazes de tomar as melhores decisões possíveis, a Bíblia é clara: não importa qual governo ou partido político esteja no comando, virão pestilências. Quando elas vêm , devem ser um sinal para todos os cristãos passarem mais tempo espiritualmente alertos do que se preocuparem com quem reivindica qualquer vitória política temporária.