Perguntas e respostas

Comentário sobre este artigo

Pergunta: O que o apóstolo João quis dizer quando avisou que “muitos anticristos vieram”? O que é um anticristo?

Resposta: Para entender o termo “anticristo” - que é encontrado apenas em 1 João e 2 João - é útil examinar as escrituras que usam o termo. A frase “muitos anticristos” ocorre em 1 João 2:18: “Filhinhos, é já a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se têm feito anticristos; por onde conhecemos que é já a última hora”.

A palavra anticristo neste versículo significa "contra Cristo" ou "em vez de Cristo", ou se refere a um falso Cristo que "se opõe" ao verdadeiro Cristo (Dicionário Expositivo de Vine). O apóstolo João advertiu que muitos oponentes do verdadeiro Cristo e Sua mensagem já haviam chegado. Alguns se infiltraram na verdadeira Igreja de Deus. João continuou: “Saíram de nós, mas não eram de nós; porque, se fossem de nós, ficariam conosco; mas isto é para que se manifestasse que não são todos de nós”(v. 19). John continua confirmando isso, fornecendo mais detalhes.

UM ENGANADOR E UM ANTICRISTO

Observe o que João escreveu na epístola seguinte: “Porque  muitos enganadores entraram no mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em carne. Este tal é o enganador e o anticristo”(2 João 7). Aqui, João descreve um anticristo como um enganador. Durante o ministério dos apóstolos, surgiu uma proliferação de falsos ensinamentos. Um desses enganos incluiu a negação gnóstica de que Jesus Cristo veio em carne como o unigênito Filho de Deus. A heresia gnóstica concluiu que Cristo só parecia ter forma humana (New Testament Introduction, de Donald Guthrie, p. 870). Professores gnósticos, portanto, estavam entre os muitos anticristos que rejeitaram a vinda de Cristo na carne como o Filho de Deus encarnado. As consequências de tais doutrinas enfraquecem o sacrifício de Cristo e definem inadequadamente o pecado - transformando graça em licença para pecar (Judas 4). João escreveu sua carta para combater essas falsas idéias e fortalecer o povo de Deus na verdade. Note como João escreveu que esses enganadores negavam a Cristo “como vindo em carne”. O leitor casual pode entender isso no sentido da primeira vinda de Cristo em carne e osso, mas há um significado adicional.

A Tradução do Novo Testamento de Williams esclarece este versículo ao torná-lo “continua a vir”. Em outras palavras, Jesus Cristo não somente veio na carne para se tornar o sacrifício perfeito pelo pecado, mas continua a vir na carne dos cristãos vivendo Sua vida em nós. Nós lemos: “ E aquele que guarda os seus mandamentos nele está, e ele nele. E nisto conhecemos que ele está em nós: pelo Espírito que nos tem dado ”(1 João 3:24). Jesus Cristo habita ou vive em nós através do Seu Espírito Santo (Gálatas 2:20). Ele declarou: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada”(João 14:23).

O ESPÍRITO DA LEITURA

Em contraste, o espírito do anticristo “não confessa que Jesus Cristo veio na carne” (1 João 4: 2–3). Este espírito mentiroso nega a realidade da primeira vinda de Cristo, e a verdade maravilhosa que, por meio do Espírito Santo, Jesus Cristo pode viver Sua vida em nós - a mesma vida que Ele viveu quando esteve na Terra - uma vida de obediência à lei de Deus!

Portanto, um anticristo é alguém que é contra Cristo - contra a Sua lei e contra o Seu modo de vida. Esse espírito de anticristo ou anarquia, tão comum hoje em dia, já estava difundido nos dias do apóstolo Paulo: “Porque já o mistério da injustiça opera” (2 Tessalonicenses 2: 7). Para mais informações, por favor, envie para o nosso livreto gratuito, Quem ou o que é o Anticristo?

OUTROS ARTIGOS NESTA EDIÇÃO

Ver Tudo