A verdade sobre o céu, o inferno e o purgatório

Comentário sobre este artigo

E quanto às falsas doutrinas do céu, inferno e purgatório? E as escrituras que supostamente apóiam estas fabricações do raciocínio humano?

A primeira mentira de Satanás para a humanidade foi a doutrina da alma imortal (Eclesiastes 9: 5, Gênesis 3: 4). Mas a Bíblia afirma claramente que o “salário do pecado é a morte” - não o tormento eterno no fogo do inferno (Romanos 6:23). As Escrituras são igualmente claras que os mortos “não sabem nada” e que ninguém subiu ao céu, exceto Cristo (João 3:13). Em vez disso, os fiéis santos de Deus (vivos ou mortos) serão ressuscitados no regresso de Cristo (1 Tessalonicenses 4: 13-18)

Muitos que defendem ir para o céu apontarão para Lucas 23:43. Jesus não disse ao criminoso: "E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso"?

Três chaves ajudam a explicar este verso: Primeiro, a Bíblia é clara: “ninguém subiu ao céu” (João 3:13), e mesmo depois da crucificação, Pedro entendeu bem que o antigo rei Davi ainda não havia subido ao céu (Atos 2:29). Em segundo lugar, é importante lembrar que os tradutores inseriram as vírgulas nesse versículo. O grego não usou vírgulas. E terceiro, é crucial fazer a nós mesmos uma pergunta simples: Quando Jesus fez essa afirmação, onde Ele estaria “hoje” e quando estaria no paraíso?

Depois da morte de Jesus, Ele esteve na sepultura por três dias e três noites (Mateus 12:40). Observe que depois da ressurreição, quando foi visto pelos outros, ainda não havia subido ao céu (João 20:17). Isto foi três dias depois! Claramente, Ele não tinha ido para o céu no "mesmo dia" que Ele falou com o criminoso, então Sua declaração não poderia ter significado que Ele veria o criminoso no céu "hoje".

Uma interpretação mais precisa de Lucas 23:43 é simplesmente: “Em verdade, te digo hoje - estarás comigo no paraíso.” O criminoso será ressuscitado no futuro e verá Jesus no paraíso naquele tempo!

Muitos irão citar Apocalipse 20:10 para defender sua crença de que um Deus amoroso está permitindo que milhões de "não-salvos" sejam perpetuamente assados e torturados para sempre no inferno. Apocalipse 20:10 não indica que a "Besta" e o "Falso Profeta" (dois seres humanos) seriam torturados para sempre no inferno? Não, claro que não! 

Independentemente do quanto teólogos e pregadores queiram acreditar que Apocalipse 20:10 deveria ler, “onde a Besta e o Falso Profeta estaram” - e “e que eles serão atormentados dia e noite para sempre”, os manuscritos originais simplesmente não contêm as palavras " serão " ou "eles". E, uma compreensão adequada desta passagem não é segredo! A Nova Versão do ‘King James’ da Bíblia, mesmo em itálico, indica sua omissão dos manuscritos originais, e a versão original do ‘King James’ omite inteiramente a palavra "eles". 

Apocalipse 20:10 simplesmente explica que a Besta e o Falso Profeta serão lançados no Lago de Fogo e consumidos! Este é o destino de qualquer pecador impenitente (Apocalipse 19:20; 20:15). “Eles” não são atormentados “para sempre”. “Ele” (Satanás) e seus demônios (Mateus 25:41) são atormentados para sempre!

Finalmente, e quanto ao purgatório? Embora Agostinho e Dante tenham argumentado em defesa de uma limpeza purgatorial pós-morte (um limbo entre o inferno e o céu), esta doutrina simplesmente não é encontrada na Bíblia. Martinho Lutero negou a doutrina do purgatório como tendo base bíblica, e a verdadeira Igreja original de Deus nunca ensinou esta doutrina.

Durante a Idade Média, a Igreja Católica Romana codificou a doutrina do Purgatório em numerosos conselhos ecumênicos. Eles largamente basearam sua decisão em textos apócrifos como 2 Macabeus 12, que na verdade está falando da ressurreição dos mortos, não de uma vida após a morte consciente.

A verdade sobre estes falsos conceitos de céu, inferno e purgatório é que eles são mentiras. Mas a verdade sobre o plano de salvação de Deus é encorajadora e maravilhosa, e você pode provar por si mesmo a partir da sua Bíblia! Para muito mais, leia o artigo do Mundo De Amanhã, "A verdade sobre o inferno" e peça ou leia on-line o folheto detalhado "Este é o ÚNICO Dia da Salvação?"