A verdadeira esperança não é apenas um desejo

Comentário sobre este artigo

Vivemos em tempos difíceis e estressantes. Agora, mais do que nunca, precisamos ter esperança. Hoje, a esperança é geralmente considerada um sentimento de ansear ou desejar algo. É esse o tipo de esperança de que precisamos?

As pessoas dizem coisas como “Espero que nossa equipe vença” ou “Espero conseguir este emprego”. Desejamos que estas coisas aconteçam, considerando nosso resultado preferencial possível, mas não garantido.

Há muitos ditados sobre esperança, alguns de pessoas famosas. Eu vi um acrônimo inteligente que usava as letras de esperança para significar "manter-se firme, A dor acaba". Algumas frases são verdadeiras e outras úteis, mas muitas são vagas e sentimentais “fofinhas”, como as chamo. Por exemplo:

  • “A esperança é um abraço do desconhecido.”
  • “A esperança é o sonho de quem acorda.”
  • “A esperança é como uma gota de mel, um campo de tulipas, chuva fresca.”

Algo verdadeiro, prático e com os pés no chão é muito melhor. E na Bíblia, o significado de esperança é muito mais rico. Este tópico bíblico é extenso demais para um breve comentário, mas uma rápida visão geral do que a Bíblia diz sobre a esperança fundamentada pode ser instrutiva.

As palavras para esperança na Bíblia têm vários significados. Biblicamente, esperança é uma indicação de certeza; uma forte e confiante antecipação e expectativa; Confiar em; esperar pacientemente e, suportar aflições, paciente; não estático ou ocioso, mas dinâmico e ativo, motivado para a ação.

A primeira coisa a entender sobre esperança é que o próprio Deus é uma fonte de esperança. Um exemplo disto é encontrado em Jeremias 17: 7 “Bendito o varão que confia no Senhor, e cuja esperança é o Senhor.” E o versículo 13 acrescenta: “Ó Senhor, Esperança de Israel! Todos aqueles que te deixam serão envergonhados”. A palavra traduzida aqui como confia significa estar seguro, ou confiante. E a palavra traduzida como esperança significa refúgio, certeza, segurança, confiança e crença. Cada uma é uma forma diferente em Inglês da mesma palavra Hebraica.

O Novo Testamento, originalmente escrito em Grego, usa consistentemente uma palavra que corresponde a estas palavras do Antigo Testamento, tendo o significado de "confiança". A esperança bíblica não é uma ilusão. Em vez disso, é confiar que Jesus Cristo fará o que prometeu e aguardar ansiosamente o resultado.

Assim como Ele era a esperança de Israel, Jesus é a esperança de Seus seguidores. Por quê? Porque o Senhor, Jesus Cristo, fará tudo o que Ele prometeu: O Seu regresso para governar a terra e restaurar todas as coisas, curar as nações, estabelecer uma paz verdadeira que os líderes deste mundo nunca podem trazer e, finalmente, cumprir tudo isso é dito em Sua palavra, a Bíblia.

O Apóstolo Paulo se refere a “Deus, nosso Salvador, e do Senhor Jesus Cristo, esperança nossa”, em 1 Timóteo 1: 1. A palavra esperança aqui significa "antecipar, geralmente com prazer ... expectativa ... confiança" ("1680. elpis", Concordância Exaustiva de Strong). Em 1 Timóteo 4:10, Paulo diz: “esperamos no Deus vivo”. A palavra aqui é outra forma de esperança, significando “esperar ou confiar” (“1679. elpizó”).

Nossa verdadeira esperança está em Deus e em Sua palavra. Se você estudar a palavra esperança, descobrirá como a esperança é realmente importante. Repetidamente, a Bíblia nos diz para ter esperança em Deus e em Sua palavra. “Porque tudo que dantes foi escrito para nosso ensino foi escrito, para que, pela paciência e consolação das Escrituras, tenhamos esperança [expectativa, expectativa ou confiança]” (Romanos 15: 4).

Nossa esperança deve estar no Senhor Jesus Cristo. Nestes tempos difíceis, “Ora, o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do Espírito Santo” (v. 13).

Descubra o que Deus promete lendo Sua palavra, bem como O Verdadeiro Deus: Provas e Promessas, Você acredita no verdadeiro evangelho? E O Mundo à Frente: Como Será?