"Além do que está escrito"

Comentário sobre este artigo

Nós geralmente aplaudimos aqueles que tomam a iniciativa e “vão acima e além”. Mas às vezes “ir além” não é uma boa ideia. Por exemplo, por que existem muitas denominações cristãs diferentes? Eles foram além do que está escrito?

Frases como “ir além” e “dar 110%” e “exceder as expectativas” expressam a ideia de diligência - de fazer mais do que o esperado. Isto é louvável para estudantes, funcionários, soldados e atletas. Quando se trata de religião, diligência e dedicação são traços de caráter louváveis. Certamente, devemos praticar o verdadeiro cristianismo com todo o nosso coração, mente, alma e força (Marcos 12:30). Mas por que existem tantas denominações?

Eclesiastes 7:16 diz: “Não sejas demasiadamente justo, nem demasiadamente sábio; por que te destruirias a ti mesmo? ”Alguns comentários bíblicos sugerem que isto significa não ser excessivamente justo (hipócrita e arrogante) e excessivamente sábio (pretensioso e vaidoso). A maioria de nós acha que aqueles que agem assim são desagradáveis. Então, nesse sentido, aquele que é “excessivamente justo e sábio” traz a ruína social sobre si mesmo.

Cristo condenou os fariseus porque eles se tornaram “excessivamente justos”, indo além das leis e dos estatutos de Deus - inventando suas próprias regras e regulamentos onerosos e lutando contra os mosquitos. Eles eram hipócritas e arrogantes, exaltando suas próprias opiniões sobre a aplicação dos estatutos e leis de Deus em todas as circunstâncias imagináveis.

Devemos todos buscar conhecimento de Deus e verdadeira sabedoria, mas não devemos ser “excessivamente sábios”. Geralmente, dizemos que “ninguém gosta de saber tudo”. Um sabe-tudo não “conhece todas as coisas, Embora tais indivíduos ajam como se soubessem. Isto os torna antipáticos e ofensivos para os outros. Os "excessivamente justos" e "excessivamente sábios" muitas vezes se intrometem nas vidas e negócios dos outros, o que é uma intrusão indesejável.

Paulo oferece instruções adicionais sobre este assunto em 1 Coríntios 4, afirmando: “…em nós, aprendais a não ir além do que está escrito, não vos ensoberbecendo a favor de um contra outro” (v. 6). Esta é uma das razões pelas quais há tanta divisão e sectarismo entre os que professam ser seguidores de Jesus Cristo.

Lendo a epístola aos coríntios, parece que a igreja de Deus em Corinto estava fragmentada, com brigas, dissensões e contendas. Irmãos individuais apoiavam um líder da igreja contra outro (1 Coríntios 1: 11-13). Eles também estavam cheios de seu próprio conhecimento mundano. A luta e divisão entre eles demonstraram que eles ainda eram carnais (1 Coríntios 3: 3).

Estudiosos diferem em suas opiniões sobre o que a frase “o que está escrito” significa. Há fortes indícios de que a frase se refere às escrituras que chamamos de Antigo Testamento. É claro que os livros que chamamos de Novo Testamento, codificados posteriormente, são também a palavra de Deus.

Alguns pensam que a frase se refere à carta de Paulo aos Coríntios, em que ele os corrige por estarem divididos e inflados. Paulo afirma sua autoridade apostólica, e em capítulos posteriores os corrige sobre a observância da “Ceia do Senhor”, nos dons espirituais de sabedoria, conhecimento e fé, milagrosamente falando em outras línguas, e na ressurreição dos mortos (capítulos 11– 15).

Muitos vão “além do que está escrito”. Você ficaria surpreso com quantas doutrinas de muitas igrejas que não podem realmente ser encontradas na Bíblia! Você pode se surpreender com quais doutrinas e ensinamentos são realmente questões de ir além do que está escrito.

O que você aprendeu? O que você acredita? E o mais importante, é o que você acredita realmente na Bíblia? Se não está na Bíblia, por que você acredita nesse erro?

Queremos praticar o verdadeiro cristianismo com todo o nosso coração, mente, alma e força - e viver em verdadeira retidão e sabedoria divina.

Para ajudá-lo a "aprender a não pensar além do que está escrito", descubra o que a Bíblia realmente diz. Por favor, solicite os livretos gratuitos, Você Acredita no Verdadeiro Evangelho? e O Que É Um Verdadeiro Cristão?