Encontrando a paz de espírito em tempos estressantes

Comentário sobre este artigo

À medida que observadores interessados e estudantes da cena mundial tentam absorver e digerir todas as informações conflitantes que surgem, um profundo sentimento de desesperança toma conta de alguns, e sentimentos de hostilidade e agressão são despertados em outros. Há um senso para a maioria das pessoas de que as coisas não vão dar certo.

A sobrecarga de informação pode se tornar um fardo opressivo. Escolha um campo de interesse, seja político, ambiental, agricultura, falta de moradia, incerteza econômica, imigração maciça, saúde pública ou educação. Cada um desses assuntos importantes tem um subconjunto de problemas e antagonistas com opiniões divergentes, muitas vezes discordando apaixonadamente das causas e soluções. Os problemas parecem óbvios, mas respostas ou soluções reais são elusivas, e a única resposta parece ser uma maior hostilidade pública e agitação social.

Você vê isso na rua, onde os ânimos são curtos e alguns recorrem à raiva das estradas ou sentem a necessidade de demonstrar publicamente - às vezes de forma violenta - para fazer o que querem ou para serem ouvidos. À medida que as pessoas passam suas vidas diárias, perguntas e questões para as quais não têm respostas verdadeiras os deixam insatisfeitos e profundamente preocupados com seu país e seu futuro. Muito disto não é novo, mas parece ser mais intenso e divisivo do que em tempos passados.

Uma grande parte deste sentimento de desconforto e preocupação é que as normas comportamentais estão em colapso. O que foi considerado perversão e comportamento repugnante há alguns anos é agora considerado um direito civil. A confusão de gênero tem perturbado a rede pública à medida que sistemas escolares, empresas e entidades governamentais lidam com as demandas de muitos grupos, embora pequenos, que exigem seus “direitos”. Os tribunais estão obstruídos por litígios quando as pessoas processam o caso ou procuram danos por causa da discriminação percebida.

A legalização da maconha para uso medicinal e recreativo é outra questão que fomenta fortes sentimentos em ambos os lados da questão. A violência nas ruas, os tiroteios em massa e o controle de armas são questões inquietantes e contenciosas que persistem.

Sob esta carga esmagadora de problemas intratáveis, onde alguém procura respostas ou orientação e instrução? A melhor fonte não é amplamente reconhecida hoje. A Bíblia Sagrada, que é o livro de instruções de Deus para a humanidade, contém sabedoria atemporal para aqueles que desejam pesquisá-la. Ela contém não apenas o plano de salvação de Deus para a humanidade, mas também conselhos e práticas úteis sobre relacionamentos pessoais e assuntos de negócios. O Livro dos Provérbios é um ótimo lugar para ir para tal instrução. Os Salmos contêm grandes mensagens inspiradoras. E, claro, as palavras de Jesus Cristo e dos Apóstolos são tão úteis e significativas hoje como quando foram escritas há séculos.

O rei Davi, que teve grande sucesso e grandes dificuldades em sua vida escreveu: “Não te indignes por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos que praticam a iniquidade…  Descansa no Senhor e espera nele; não te indignes por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa astutos intentos.  Deixa a ira e abandona o furor; não te indignes para fazer o mal”(Salmo 37: 1, 7–8).

Como Jesus explicou aos seus discípulos o que esperar no fim dos tempos, ele disse: “E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim”(Mateus 24: 6).

O apóstolo Paulo, que viveu em tempos muito estressantes, escreveu estas palavras reconfortantes à congregação da Igreja de Deus em Filipos: “Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças.  E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus”(Filipenses 4: 6–7). Como isto é possível você pode perguntar? É feito possivel pelo poder do Espírito Santo, que Deus usa para realizar Sua vontade. Jesus prometeu aos discípulos que enviaria o “Consolador” referindo-se ao Espírito Santo (João 14, King James Version). Ele enviou no dia de Pentecostes em 31AD (Atos 2).

Se você está interessado em encontrar ajuda para encontrar paz de espírito em sua vida nestes tempos conturbados, nossos folhetos A Bíblia: Fato ou Ficção e O que é um verdadeiro cristão? será muito útil para você. Você também pode conferir a transmissão "Sucesso em tempos de estresse" para ajuda mais prática em enfrentar os desafios da vida moderna.