"Excruciante... realmente?"

Comentário sobre este artigo

"Isso foi insuportável!" Ouvimos esta declaração de indivíduos, ou de nós mesmos, às vezes, depois de sofrer um ferimento como quebrar um osso, martelar um polegar mal colocado em vez de um prego ou dar uma topada com o dedão do pé na cabeceira da cama enquanto tropeçamos num quarto escuro. Mas podemos perguntar: "Excruciante ... realmente?"

A palavra excruciante tem sido usada pelo menos desde 1590 para significar “muito doloroso”, por isso é comumente, e corretamente, usada em nosso vernáculo moderno para descrever uma variedade de situações dolorosas. No entanto, um olhar mais atento à raiz da palavra pode ser esclarecedor. A raiz do excruciante é, claro, excruciar. O que significa excruciar? Uma lesão cotidiana corresponde ao significado fundamental de excruciante?

De acordo com o etymonline.com, um dicionário de origem de palavras, a palavra excruciar significa torturar, atormentar ou infligir uma dor muito forte, como se fosse crucificar. A raiz latina é crux, referindo-se literalmente a um instrumento de tortura, freqüentemente uma coluna vertical, estaca ou “cruz”, e figurativamente à tortura e miséria infligida por meio de tal instrumento. Como foi a crucificação? Continue lendo para ver que foi realmente excruciante.

Em 1986, o Journal of the American Medical Association (JAMA) publicou uma Comunicação Especial escrita pela Mayo Clinic de Rochester, Minnesota. O artigo discutiu em grande detalhe médico como teria sido a crucificação e, especificamente, como teria sido para Jesus Cristo, sem dúvida a vítima de crucificação mais conhecida da história. Ele declara: “Embora os Romanos não tenham inventado as crucificações, eles as aperfeiçoaram como uma forma de tortura e pena capital que foi projetada para produzir uma morte lenta com o máximo de dor e sofrimento. Era um dos métodos de execução mais vergonhosos e cruéis e geralmente era reservado apenas para escravos, estrangeiros, revolucionários e os mais vis criminosos. A lei Romana geralmente protegia os cidadãos Romanos da crucificação, exceto talvez na facilidade de deserção dos soldados ”(“ Sobre a morte física de Jesus Cristo ”, citações removidas).

De acordo com os relatos bíblicos de Mateus, Marcos, Lucas e João, Jesus foi preso na escuridão da noite no Jardim do Getsêmani. Ele foi levado perante Pôncio Pilatos, governador da província Romana da Judéia, que presidiu um julgamento injusto e mais tarde ordenou o açoite e a crucificação de Jesus. A flagelação foi realizada com um chicote, também conhecido como “gato de nove caudas”, que infligia feridas profundas e tremendas à vítima. Este açoite especialmente brutal precedeu todas as execuções Romanas, e Jesus não foi exceção. Ele foi espancado e depois pregado numa estaca vertical de desenho incerto (Mateus 27:26; Marcos 15:15; João 19: 1).

O método para pendurar Jesus na estaca (ou cruz ou árvore; Mateus 27:32; Atos 5:30) eram pregos (João 20:25; cf. Salmo 22:16). De acordo com o artigo do JAMA, estes pregos teriam medido de cinco a dezoito centímetros de comprimento. O artigo descreve como os pregos eram cravados nos pulsos e pés da vítima, cujas pernas provavelmente estavam dobradas e giradas, tornando cada inspiração e expiração verdadeira, excruciantemente dolorosa. 

Por que é importante considerar a crucificação e a dor excurciante que ela foi projetada para provocar?

Nossas palavras podem significar mais do que pensamos. Compreender a origem da palavra excruciante pode nos dar um profundo apreço pelo que Jesus Cristo estava disposto a suportar para tornar a vida eterna disponível para cada um de nós - bem como nos dar uma pausa para considerar nosso uso desta palavra com mais cuidado no futuro.

Jesus Cristo realmente era a Palavra de Deus, que se esvaziou para descer do céu e nascer como um ser humano. Antes de Seu nascimento humano, Ele existiu eternamente com o Ser que agora conhecemos como Deus Pai (João 1: 1-2, 14). Filipenses 2: 8 nos diz: “e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte e morte de cruz”. Este foi o supremo ato de amor, como vemos em Romanos 5: 8: “Mas Deus prova o seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores”.

E, quando consideramos João 3:16, percebemos a tremenda esperança que isto traz: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”

Quase todos os que ouvem este versículo acham que o entendem - mas você realmente sabe por que Jesus Cristo estava disposto a suportar uma morte tão dolorosa?

Para aprender mais sobre a verdade negligenciada, mas poderosa, deste versículo, leia nosso livreto revelador João 3:16: Verdades Ocultas do Versículo Dourado.