Guerra com o mal

Comentário sobre este artigo

Os verdadeiros Cristãos estão em guerra e, portanto, são soldados. Os verdadeiros Cristãos devem lutar. Mas quem é o inimigo e como um Cristão deve lutar?

Embora algumas pessoas possam negar, muitas outras reconhecem que agora mesmo uma guerra global está ocorrendo contra a religião Cristã. Enquanto os líderes das nações ocidentais continuam se afastando por completo da moralidade baseada na Bíblia, proprietários de negócios são processados ​​por se recusarem a prestar serviços para casamentos homossexuais contra suas crenças e consciência pessoais. Escolas e faculdades proíbem orações públicas e organizações estudantis Cristãs. Um professor é demitido por ter uma Bíblia na mesa de sua sala de aula ou por expressar sua crença na verdade bíblica, mesmo fora da sala de aula. As alunas são forçadas pelos administradores da escola a usar banheiros que alunos do sexo oposto também podem usar sob o disfarce de que se “identificam” como mulheres. Um pregador é demitido de seu emprego no governo por pregar em particular em sua igreja o que a Bíblia diz sobre a homossexualidade, e as crianças são ensinadas que "não há regras" sobre o gênero sexual delas, se algum.

A perseguição física de Cristãos professos está ocorrendo nas nações do Oriente Médio e do Oriente, já que muitos são impedidos de realizar serviços religiosos ou proclamar publicamente sua mensagem. Alguns são forçados a se converter ao Islã ou sofrem as consequências de serem expulsos, presos ou torturados e mortos.

Muitos estão familiarizados com o hino processional "Avante, Soldados Cristãos", composto por Arthur Sullivan em 1871. O hino foi incluído em uma infinidade de hinários da igreja por décadas, mas nas décadas mais recentes algumas denominações excluíram o hino, talvez porque não foi considerado "politicamente correto". Mas os conceitos expressos pelo hino estão em harmonia com a Bíblia.

Os verdadeiros seguidores de Jesus Cristo estão em guerra contra o mal e, portanto, são soldados. Como assim? O verdadeiro Cristão é um “soldado de Jesus Cristo”! O Apóstolo Paulo diz ao jovem evangelista Timóteo para “Sofre, pois, comigo, as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo” (2 Timóteo 2: 3) e não se envolver nos negócios desta vida para agradar Àquele que “o alistou para a guerra”(V. 4). Paulo usou este termo em várias epístolas, chamando Epafrodito e Arquipo de “companheiros nos combates” (Filipenses 2:25, Filemom 1: 2).

Mas o verdadeiro soldado Cristão que segue Jesus Cristo, embora seja de carne e osso, "não guerreia segundo a carne". Jesus explicou que Seu reino não é deste mundo - se fosse, Seus servos lutariam (João 18:36). As “armas” do verdadeiro soldado Cristão não são armas físicas como espadas ou rifles, mas armas espirituais que são “poderosas em Deus, para destruição das fortalezas;  destruindo os conselhos e toda altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo entendimento à obediência de Cristo”(2 Coríntios 10: 3-5). 

Na epístola à igreja em Roma, Paulo, usando a mesma analogia, descreve a batalha espiritual na mente quando sua natureza humana “batalha contra a lei do meu entendimento” (Romanos 7:23). O Espírito Santo de Deus escreve a lei de Deus em nossos corações e mentes (Hebreus 10:16, Jeremias 31:33). Lutar contra os pensamentos errados e as tentações inspiradas por Satanás é a luta Cristã que um soldado de Jesus Cristo deve travar.

Como Paulo disse a Timóteo, devemos travar a boa guerra (1 Timóteo 1:18), e como Pedro escreveu: “Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais, que combatem contra a alma” (1 Pedro 2:11).

A “armadura de Deus” é descrita em Efésios 6. Um soldado deve “revestir-se de toda a armadura de Deus para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo”. porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados ". A armadura é “verdade ... justiça ... o evangelho ... fé ... salvação ... o Espírito, que é a palavra de Deus” (vv. 11–17).

Isto permite ao verdadeiro soldado Cristão travar a guerra Cristã contra o mal - e vencer!

Para ser um soldado melhor de Jesus Cristo, leia o artigo “Você Realmente Defende Algo?” e o livreto O Que É Um Verdadeiro Cristão?