Hipocrisia!

Comentário sobre este artigo

Jesus alertou os discípulos para tomarem cuidado com a hipocrisia. As pessoas não gostam de hipocrisia nos outros. Mas poderíamos nós sermos hipócritas?

Jesus disse aos Seus discípulos: “Acautelai-vos, primeiramente, do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. Mas nada há encoberto que não haja de ser descoberto; nem oculto, que não haja de ser sabido”(Lucas 12: 1–2). A hipocrisia vem à tona mais cedo ou mais tarde e, quando vem, é amplamente difundida (v. 3).

Hipocrisia é alegar ter crenças e padrões morais, mas deixar de praticar ou se conformar genuinamente com esses padrões. Hipocrisia é se envolver exatamente naquilo que você pode criticar os outros. A hipocrisia é, como diz um velho ditado, deixar de "praticar o que você prega".

O padrão Bíblico para um Cristão é extremamente alto: “Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai, que está nos céus” (Mateus 5:48). Jesus Cristo não tinha pecado. Se nos esforçarmos para alcançar esse padrão, todos erramos o alvo, como encontramos em Romanos 3:23: “[F] ou todos pecaram e carecem da glória de Deus”. Mas os seguidores de Cristo não são hipócritas, porque não reivindicamos viver perfeitamente de acordo com esse padrão. Mas nossos erros ou falhas potenciais em alcançá-lo não anulam o padrão. Conforme ordenado, o Cristão deve continuar praticando e se esforçando para alcançar a perfeição.

O hipócritas querem que os outros pensem que eles são algo que não são, mas apenas fingem ser ou fazerem o que dizem para serem admirados, aprovados, elogiados e louvados. Enquanto isso, eles vivem “secretamente” em contradição com o padrão que estabeleceram para os outros.

Podemos ter uma boa imagem de um hipócrita simplesmente lendo Mateus 23. Um hipócrita diz, mas não faz (v. 3). Os hipócritas atribuem fardos pesados aos outros, mas não a si mesmos (v. 4). Um hipócrita faz o que faz para ser visto (vv. 5–7). Os hipócritas atrapalham os outros (v. 13), aproveitam-se dos fracos enquanto fingem ser justos (v. 14) e criam suas próprias regras de justiça, que erram totalmente o alvo da verdadeira justiça (vv. 15– 24). Eles tentam parecer justos por fora, mas por dentro estão cheios de hipocrisia e iniquidade (v. 28).

As pessoas não gostam de hipócritas. Vemos muitos exemplos de hipocrisia na vida: o pai que diz uma coisa ao filho enquanto ele mesmo não o faz; o ativista que se manifesta pela proteção do meio ambiente, ao mesmo tempo em que não vive de acordo com esses padrões; a figura pública que afirma credenciais que não possui ou exagera muito suas realizações; ou uma pessoa que condena as falhas morais dos outros enquanto esconde ou mente sobre suas próprias falhas.

Estudos psicológicos sugeriram que a razão pela qual não gostamos de hipócritas é porque eles estão sendo falsos sobre si mesmos e seu próprio comportamento. Achamos o hipócrita repulsivo porque diz uma coisa, mas faz outra. Eles ditam e condenam, mas falham em seguir seus próprios ditames. O hipócrita julga os outros por um padrão estrito e elevado, mas justifica e desculpa suas próprias falhas. Os hipócritas responsabilizam os outros - mas nunca a si próprios!

O Apóstolo Paulo faz uma declaração interessante na sua epístola aos Romanos: “Portanto, és inescusável quando julgas, ó homem, quem quer que sejas, porque te condenas a ti mesmo naquilo em que julgas a outro; pois tu, que julgas, fazes o mesmo ... E tu, ó homem, que julgas os que fazem tais coisas, cuidas que, fazendo-as tu, escaparás ao juízo de Deus? ” (Romanos 2: 1-3). Mas Deus julga com justiça e “recompensará cada um segundo as suas obras” (v. 6).

Jesus condenou categoricamente os hipócritas. Devemos, portanto, tomar medidas sérias para garantir que não sejamos hipócritas, mas que sigamos sinceramente a Jesus Cristo e nos esforcemos para praticar o alto padrão que Ele estabeleceu. Ao fazer isso, seremos fiéis diante de Deus e do homem!

Para mais informações sobre o verdadeiro Cristianismo, leia o livreto O Que é Um Verdadeiro Cristão? e não deixe de conferir “A Mensagem Que Mudou o Mundo”.