Nossa independência

Comentário sobre este artigo

4 de Julho é o dia em que os Estados Unidos comemoram sua independência. Muitas nações ao longo da história lutaram por sua independência e reservaram dias para marcar sua conquista. A independência e o autogoverno são a resposta real à busca da humanidade por paz e felicidade? Às vezes, quando a injustiça ou a opressão, reais ou percebidas, se tornam grandes demais, as pessoas seguem movimentos para "se levantar" contra, "jogar fora" ou reformar um sistema. No entanto, mesmo sob o que os historiadores considerariam as circunstâncias mais justificáveis, a rebelião geralmente traz consequências indesejadas - e as percepções da humanidade são notoriamente tendenciosas em tais assuntos.

O desejo de ser independente - “por conta própria” e livre de “outras pessoas nos dizendo o que fazer” - está em todos nós. A criança grita: "Eu quero fazer isto sozinho!" O adolescente não pode esperar para ficar sozinho, livre da autoridade dos pais. Mas, como sabemos, os desejos imaturos são extremamente limitados pela falta de experiência ou percepção.

Um amigo me disse uma vez que ele compartilhara estes sentimentos de independencia quando adolescente. "Então", ele disse com um sorriso irônico, "eu entrei para o exército!" Ele descobriu que não há nada como um sargento do Exército dos EUA para informá-lo que ele considera o seu negócio dizer-lhe o que fazer e quando fazê-lo. Ele também lhe dirá - repetidamente - que sua posição é inferior ao de uma larva de mosca humilde! De brinquedos à política, alcançamos graus variados de sucesso - e graus drásticos de fracasso. Aprendemos lições - mas a experiência é sempre o melhor instrutor?

Ao longo da história, a humanidade declarou sua independência várias vezes. No Jardim do Éden, Adão e Eva cometeram o erro de acreditar na mentira da serpente de que podiam ser sábios, tomar suas próprias decisões e traçar seu próprio caminho - que não precisavam que Deus lhes dissesse o que fazer. Mas, embora ainda tivessem muito a aprender sobre a vida, da liberdade e a busca da felicidade, eles rejeitaram o Mestre muito antes da formatura!

Os antigos Israelitas, tendo crescido numa nação, foram inicialmente governados por juízes humanos guiados por Deus. Mas eles decidiram declarar sua independência e disseram a Samuel: “Eis que  estás velho, e teus filhos não andam pelos teus caminhos; constitui-nos, pois, agora, um rei sobre nós, para que ele nos julgue, como o têm todas as nações”(1 Samuel 8: 4-5). Deus disse a Samuel que desse ao povo o que eles queriam, pois eles O rejeitaram de reinar sobre eles (v. 7). Eles também aprenderiam de uma maneira mais difícil do que Deus originalmente pretendia.

A conhecida parábola das minas (ou libras) de Jesus ilustra a teimosa linha de independência da humanidade. Um nobre foi para um país distante para receber um reino. Antes de partir, ele deu a seus dez criados cada um uma mina. "Mas os seus concidadãos aborreciam-no e mandaram após ele embaixadores, dizendo: Não queremos que este reine sobre nós" (Lucas 19:14). O homem rejeitado se refere a Jesus Cristo, que regressará como o Rei conquistador dos reis para governar todas as nações da terra.

Pode-se esperar que, quando Cristo regresse à terra e se revele à humanidade, seja recebido de braços abertos e com gritos de "aleluia!" Infelizmente, não será este o caso. De fato, a humanidade lutará contra Cristo com todo o poder que puder reunir. “E vi a besta, e os reis da terra, e os seus exércitos reunidos, para fazerem guerra àquele que estava assentado sobre o cavalo e ao seu exército” (Apocalipse 19:19). E no Salmo 2: 2–3: “Os reis da terra se levantam, e os príncipes juntos se mancomunam contra o Senhor e contra o seu ungido, dizendo:  Rompamos as suas ataduras e sacudamos de nós as suas cordas”

A humanidade independente não quer que ninguém - incluindo Deus Todo-Poderoso – lhes diga o que fazer. Felizmente, como ambos os relatos revelam, todos os esforços humanos insignificantes para lutar contra Cristo serão despedaçados. Todo joelho se dobrará a Cristo como o Rei da terra. Toda a humanidade confessará que Jesus Cristo é o Senhor (Filipenses 2: 9–11).

Finalmente, sob o governo do Reino de Deus, os seres humanos finalmente aprenderão a contar com, confiar e depender de Jesus Cristo e de Deus Pai. As pessoas não mais perecerão por falta de visão ou orientação (Provérbios 29:18). A humanidade humildemente se submeterá ao governo de Deus e, finalmente, enfim encontrará a verdadeira felicidade que está buscando - mas que nunca foi capaz de encontrar.

Para aprender mais sobre o futuro glorioso do Reino que Deus tem reservado, leia o livreto O mundo à frente: como será? Você pode lê-lo on-line, fazer o download ou solicitar uma cópia impressa totalmente gratuita.