Que haja luz

Comentário sobre este artigo

Nunca tome a luz como garantida. É uma das necessidades básicas da vida. Mesmo nas profundezas do oceano, intocadas pela luz do dia, existem organismos que usam luz e estão equipados para produzir “bioluminescência” para diversas funções. As plantas precisam disso. Os animais precisam disso. Você precisa disso.

Um bom ponto de sobrevivência envolvendo luz é sempre manter uma lanterna à mão em sua casa, carro ou local de trabalho. Mantenha-a acessível e certifique-se de verificar suas baterias de vez em quando para garantir que ela tenha energia. Você nunca sabe quando pode precisar de uma! Isso pode soar como senso comum 101, mas a luz realmente pode salvar sua vida.

Ligue um interruptor e você traz um de seus sentidos mais importantes para enfrentar perigos invisíveis - e há muitas criaturas que acham a luz brilhante muito inconveniente. Algumas das criaturas mais irritantes fogem ao primeiro raio de luz repentina – como guaxinins e outros invasores noturnos, e a barata onipresente. A luz pode ser ainda mais útil para afastar pragas e predadores humanos.

A luz também fornece segurança durante emergências, quando os carros se estragam à noite ou as redes elétricas falham e nos encontramos literalmente no escuro até que a ajuda chegue ou a energia volte. Mas essa não é a única escuridão em que as pessoas tropeçam.

De fato, usar a luz para vencer as trevas é um dos conceitos mais importantes da Bíblia.

O Apóstolo João escreveu a respeito de Jesus Cristo: “No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.  Ele estava no princípio com Deus.  Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.  Nele, estava a vida e a vida era a luz dos homens;  e a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam” (João 1:1-5). Nesta passagem, João claramente identifica Jesus como existindo muito antes de Sua concepção na terra, como a verdadeira fonte de luz espiritual e verdade.

A palavra “luz” nestas passagens, phōs no Grego antigo, significa literalmente “radiância” ou mesmo “iluminação espiritual” em alguns casos, e é derivada da palavra raiz phaō, que significa “tornar manifesto”. E, quando João disse que esta a luz resplandece nas trevas (a ignorância e desobediência deste mundo, Romanos 1:20-22), as trevas não puderam compreendê-la (ou superá-la). 

Esta era uma luz verdadeiramente poderosa. De que maneira a luz de Cristo e o conhecimento dos caminhos de Deus iluminam a vida e afastam as sombras?

Mateus 18:15, uma das escrituras mais subutilizadas da Bíblia, mostra um caminho. Ao trazer um assunto que nos ofende diante de um próximo, respeitosamente e com um desejo sincero de reconciliação, nós “iluminamos” a situação (João 3:20-21) e podemos buscar uma solução pacífica.

A palavra de Deus também ilumina – por meio de instruções sobre oração, especialmente o que a Bíblia chama de oração intercessória (1 Timóteo 2:1-3). A oração fervorosa e sincera feita por aqueles que obedecem à vontade de Deus “pode muito” (Tiago 5:16) e não passará despercebida por Deus. A oração diligente, mesmo para os inimigos, ajuda muito a Deus (Mateus 5:43-45). Se fizermos esse esforço genuíno, o caminho para o perdão, a resolução e a verdadeira paz de espírito se tornará claro e bem iluminado. Nós iluminamos os outros com a luz da misericórdia e, ao fazê-lo, Deus a iluminará sobre nós (Marcos 11:25).

Finalmente, o Evangelho oferece o verdadeiro conhecimento do caminho para o arrependimento e a salvação. Quando Deus chama alguém para Sua família, Ele torna o caminho conhecido através do dom do Espírito Santo (1 Coríntios 12:3; Efésios 3:4-6). Esta revelação vem diretamente de Deus e não pode ser compreendida sem Sua ajuda. Mas uma vez que Deus brilha esta luz em você, e você confia Nele (Isaías 50:10), a porta está aberta para você nunca mais andar nas trevas.

Essa luz é mais preciosa do que qualquer outra, mas vem apenas com um chamado e um grande custo, e nunca deve ser subestimada. Para saber se está sendo oferecida a você, encomende nosso livreto gratuito Batismo Cristão: Seu Verdadeiro Significado ou leia o artigo da revista OMundoDeAmanha “Você se rendeu a Deus?” hoje. Além disso, não deixe de ver "Sabbath or Sunday?"