Uma história de peixe

Comentário sobre este artigo

Todo mundo adora uma história de peixe. De alguma forma, tais histórias muitas vezes crescem com o contar, estendendo a verdade e forçando toda a credulidade. Os ouvintes respondem com risos e acenos de cabeça enquanto expressam suas dúvidas sobre a história do pescador.

Pode surpreendê-lo saber que a Bíblia também contém algumas histórias de peixes — todas verdadeiras. Quando Jesus começou Seu ministério, Ele chamou Pedro, André, Tiago e João, que eram pescadores comerciais. Ele viu algo neles que poderia usar e disse-lhe que os faria “pescadores de homens”, indicando uma “pesca” muito mais importante. Mais tarde, após Sua ressurreição, Jesus estava na margem do Lago Genesaré. Ele instruiu os homens, que haviam pescado a noite toda sem pescar, que lançassem suas redes nas profundezas. Eles protestaram a princípio, mas assim que fizeram o que foram instruídos, suas redes logo ficaram tão cheias de peixes que seu barco quase afundou. Jesus os lembrou de Seu desejo de torná-los “pescadores de homens” (Lucas 5:1–11).

No entanto, a história de peixe mais interessante e conhecida na Bíblia é encontrada no Livro de Jonas do Antigo Testamento. Deus instruiu Jonas, um profeta, a dar uma mensagem de advertência de arrependimento à cidade assíria de Nínive. Os Assírios eram um povo guerreiro e conquistador, inimigos ferrenhos dos Israelitas. Jonas não estava preocupado com a punição iminente dos Assírios e tentou fugir de seu dever. Ele abandonou seu posto e fugiu. Esconder-se de Deus nunca funciona; certamente não funcionou para Jonas. Ele reservou uma passagem em um navio mercante para ir a Társis. Enquanto Jonas dormia no porão do navio, “um grande vento” e uma “grande tempestade” de repente se desenvolveram e o navio estava em perigo iminente de quebrar. Percebendo que algo estava causando uma reviravolta tão catastrófica, o capitão e a tripulação confrontaram Jonas. Ele admitiu seu pecado de desobedecer a Deus e exortou a tripulação a jogá-lo ao mar. Eles estavam relutantes em tomar esta ação drástica, mas à medida que a tempestade se intensificou, eles finalmente jogaram Jonas no mar revolto!

Agora, é aqui que o peixe entra na história. A maioria dos que estão familiarizados com este relato bíblico lhe dirá que uma baleia engoliu o profeta relutante. Mas, não é isso que o Livro diz. Jonas 1:17 diz: “Deparou, pois, o Senhor um grande peixe, para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites nas entranhas do peixe”. Então, depois desse tempo, ele foi vomitado sem cerimônia em terra, sobrevivendo milagrosamente a esta provação.

Imagine a terrível experiência de Jonas, suportando três dias e três noites na barriga de um peixe especial. O confinamento e os cheiros, emaranhados em algas, como diz o capítulo 2:5, foram uma provação que ele nunca esqueceu. Deus deu a Jonas outra chance de entregar a mensagem de advertência a Nínive.

Para surpresa e consternação de Jonas, os Assírios atenderam ao aviso. Eles se arrependeram, jejuaram e oraram por perdão. Deus ouviu seu clamor sincero e cedeu, poupando a cidade e seu povo. Isto deveria ter sido motivo de grande regozijo. No entanto, Jonas não estava feliz com isso. Ele fez beicinho, sentado em uma encosta com vista para a cidade, esperando que ela fosse destruída. O sol quente caindo sobre ele o colocou em perigo. Deus misericordiosamente fez com que uma planta de folhas largas descrita como uma cabaça brotasse durante a noite para fornecer sombra para ele, o que o agradou muito. Para ajudar Jonas a aprender uma lição, Deus preparou um verme para atacar a planta para que ela murchasse rapidamente. Jonas sofreu novamente enquanto o sol quente batia em sua cabeça até ele desmaiou. Deus usou isto como um momento de ensino, perguntando a Jonas se ele estava zangado com a destruição da planta. Jonas foi beligerante sobre perder sua valiosa sombra. Deus então lhe disse: “Tiveste compaixão da aboboreira, na qual não trabalhaste, nem a fizeste crescer; que, em uma noite, nasceu e, em uma noite, pereceu;  e não hei de eu ter compaixão da grande cidade de Nínive, em que estão mais de cento e vinte mil homens, que não sabem discernir entre a sua mão direita e a sua mão esquerda, e também muitos animais?” (Jonas 4:10-11).

Não sabemos se Jonas entendeu ou não. Esperamos que ele tenha se arrependido e se preocupado mais com seu próximo.

Ao considerarmos esta história familiar, vemos que Deus, como Criador, pode usar os elementos de Sua criação – até mesmo um peixe e um verme – para realizar Sua vontade.

Se você quiser saber mais sobre como Deus trabalha com a humanidade e sobre Seu Plano aqui abaixo, inscreva-se no Curso de Estudo Bíblico do Mundo de Amanhã. Está disponível em versão impressa ou online—totalmente grátis.