"A coisa de Deus"

Comentário sobre este artigo

As crianças não têm malícia e muitas vezes contam coisas muito reveladoras. Certa vez, um avô me contou sobre uma experiência com seu neto de dez anos. O avô perguntou ao menino: "Então, o que você está estudando na escola atualmente?" ao que o menino respondeu: "Você sabia que há ácido no estômago de uma pessoa, mas não faz um buraco nele?" Seu avô lhe disse: “Sim, isso é maravilhoso! É assim que Deus nos fez como seres humanos. ” Ele ficou consternado quando o menino respondeu: "Ah, vovô, não fazemos 'a coisa de Deus' em nossa casa!"

E era verdade. Nenhuma consciência de Deus estava sendo incluída na educação deste menino ou de seus irmãos.

Avance rapidamente pelas ruas das cidades atuais nos Estados Unidos e em todo o mundo. À medida que estas comunidades sofrem danos excessivos às propriedades, saques e derramamento de sangue, é óbvio que uma grande parte da geração atual cresceu “sem fazer a coisa de Deus”. Eles não temem a Deus, nem a polícia ou autoridades civis. O resultado são desordeiros e manifestantes gritando linguagem obscena para as autoridades e pintando lemas grosseiros em prédios e monumentos - revelando um completo desrespeito pelas vidas e propriedades de outros.

Era tudo tão previsível. Numa geração onde os jovens crescem cada vez mais sem direção e disciplina dos pais, sem pais ou famílias tradicionais com dois pais e onde altos padrões de conduta pessoal não são exigidos, onde o ensinamento e a educação ficam em segundo plano em relação à música e ao entretenimento que glorificam a violência, linguagem suja e promiscuidade sexual, você verá os frutos terríveis da podridão cultural.

Há muito tempo, Deus revelou claramente os padrões do que é certo e do que é errado. Estas dez regras básicas para o comportamento humano são encontradas em Êxodo 20: 1-17 e Deuteronômio 5: 6-21. Deus deu aos pais a incrível responsabilidade de ensinar estas leis e os princípios morais que elas defendem aos filhos:

Estes, pois, são os mandamentos, os estatutos e os juízos que mandou o Senhor, vosso Deus, para se vos ensinar, para que os fizésseis na terra a que passais a possuir;  para que temas ao Senhor, teu Deus, e guardes todos os seus estatutos e mandamentos, que eu te ordeno, tu, e teu filho, e o filho de teu filho, todos os dias da tua vida; e que teus dias sejam prolongados …. E estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração;  e as intimarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te” (Deuteronômio 6: 1-9).

Observe como isto cobre quase todas as atividades humanas, pois os pais deveriam usar a rotina diária para ensinar seus filhos e reforçar a obediência consistente a Deus, preparando-os para uma vida abundante e plena. Salomão escreveu: “Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele” (Provérbios 22: 6).

Houve períodos em que os Israelitas obedeceram a seu Criador e, como resultado, foram abençoados com paz e prosperidade. Mais frequentemente, porém, eles não obedeciam e sofriam as consequências.

Antigamente, Davi, filho de Jessé, pastor Israelita, poeta-músico e rei, escreveu: “Disseram os néscios no seu coração: Não  Deus” (Salmo 14: 1). Ninguém tem desculpa para negar a existência de Deus, como o Rei Davi deixou bem claro. “Os céus manifestam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos.  Um dia faz declaração a outro dia, e uma noite mostra sabedoria a outra noite.  Sem linguagem, sem fala, ouvem-se as suas vozes”(Salmo 19: 1-3).

O Novo Testamento também enfatiza a importância de ensinar e treinar os caminhos de Deus da próxima geração. No primeiro século DC, Jesus de Nazaré, como Deus encarnado, reafirmou a validade de Suas leis: “Se me amais, guardai os meus mandamentos” (Jo 14:15). O apóstolo Paulo, em sua carta à Igreja em Éfeso, deu esta instrução aos pais dos filhos: “Criem-nos na disciplina e admoestação do Senhor” (Efésios 6: 4, Versão King James).

De forma encorajadora, sempre houve indivíduos ao longo do tempo, no Antigo Testamento e no Novo, que perseveraram em colocar estes métodos em prática.

Aproveite a oportunidade para seguir o exemplo deles. Ensine a seus filhos “a coisa de Deus”, ou seja, o conhecimento do Criador e de Suas regras para a humanidade. No Reino de Deus, que será inaugurado no regresso iminente de Jesus Cristo, isto será feito em todo o mundo, e toda a violência, destruição e miséria humana serão eliminadas. Deus acelere esse dia!

Se você quiser saber mais sobre esta mensagem inspiradora e o que está por vir para a humanidade, continue lendo as informações disponíveis no MundoDeamanha.org e certifique-se de verificar o ponto de vista do Mundo De Amanha “Código Moral: Quem Decide Entre o Certo e o Errado?”