O que você acha?

Comentário sobre este artigo

Fazer perguntas é uma ótima maneira de abrir as portas para aprender. As perguntas são uma ferramenta de ensino há muito utilizada pelos educadores para ensinar e extrair intuições dos alunos simultaneamente, levando-os a pensar! Jesus Cristo usou este método de ensino sobre tópicos muito importantes.

Perguntas desafiam nossa mente. As perguntas nos obrigam a examinar o tópico proposto para tentar determinar a integridade e precisão de nosso pensamento e a resposta correta. As perguntas investigam nossas crenças e as suposições nas quais elas se baseiam.

Cristo frequentemente fazia a pergunta: “O que você acha?” Precedido ou seguido por uma declaração esclarecendo sobre o que se tratava a questão. Ele fez esta pergunta a seus discípulos e também aos fariseus, saduceus e principais sacerdotes.

Por exemplo, em Mateus 22 é o relato de um dos fariseus, um advogado, que fez uma pergunta a Jesus para testar o conhecimento de Cristo sobre a lei de Deus. Cristo lhe respondeu corretamente. Então, Cristo fez uma pergunta aos fariseus. “Que pensais vós do Cristo? De quem é filho?”(V. 41). Eles responderam que Cristo era o Filho de Davi (v. 42), o qual Ele foi por genealogia através de Sua mãe (ver Lucas 3: 23–31). Esta pergunta estabelece o seguinte: “Como é, então, que Davi, em espírito, lhe chama Senhor, dizendo:  Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés.  Se Davi, pois, lhe chama Senhor, como é seu filho?”(Mateus 22:43-45). Eles não foram capazes de responder. Jesus não era apenas um filho de David (fisicamente), mas também de origem divina, que os fariseus não queriam reconhecer.

No capítulo anterior, os principais sacerdotes e anciãos confrontaram a Cristo enquanto Ele estava ensinando, perguntando-lhe com que autoridade Ele fez o que Ele fez e disse o que Ele disse. Cristo disse que Ele lhes responderia se eles respondessem se o batismo de João (o Batista) era do céu ou dos homens. Percebendo que a resposta os prenderia de qualquer maneira, eles disseram que não sabiam (Mateus 21: 23-27).

Então, Cristo perguntou a eles: “O que vocês acham?” E seguiu com a parábola dos dois filhos, um que fez a vontade de seu pai e outro que não. Cristo perguntou: "Qual dos dois fez a vontade de seu pai?" Eles corretamente responderam que era aquele que obedeceu a seu pai. Cristo então aplicou a parábola aos chefes dos sacerdotes, mostrando que ao recusar o ensino de João Batista, eles eram como aqueles que não obedeciam.

Em Lucas 13, alguns contaram a Cristo sobre o incidente de Pilatos, matando cruelmente e sacrilegamente misturando o sangue de alguns galileus com os sacrifícios. Eles provavelmente pensaram que era a vingança de Deus sobre os mortos porque eles eram maus. No entanto, Cristo pergunta: “Cuidais vós que esses galileus foram mais pecadores do que todos os galileus, por terem padecido tais coisas?  Não, vos digo; antes, se vos não arrependerdes, todos de igual modo perecereis.  E aqueles dezoito sobre os quais caiu a torre de Siloé e os matou, cuidais que foram mais culpados do que todos quantos homens habitam em Jerusalém?  Não, vos digo; antes, se vos não arrependerdes, todos de igual modo perecereis”(vv. 1–5).

Então, o que você acha? Você se arrependeu? Você sabe o que é o arrependimento? Você sabe se arrepender? E você sabe o que você deve se arrepender de fazer?

Não ouvimos muito sobre o arrependimento nos dias de hoje - certamente não na sociedade secular e, infelizmente, não em muitas igrejas. Contudo, Cristo e os Apóstolos pregaram o arrependimento. E como acabamos de ler, Cristo disse que o arrependimento é necessário para evitar perecer!

Para ajudá-lo a responder a estas perguntas importantes, alguns artigos úteis são “A Palavra Desaparecida” e “Batismo: Ritual ou Requisito” na revista O Mundo De Amanhã. E por favor, leia também o nosso livreto grátis, Batismo Cristão: Seu Significado Real.

O que você acha? A pergunta é importante - uma questão de vida ou morte.