Quem é sábio

Comentário sobre este artigo

Quando eu era jovem, “ele que…” as piadas eram populares. Por exemplo: "Aquele que corre na frente de um carro se cansa; quem corre atrás de um carro fica exausto". Ou este: "Aquele que salta sobre um penhasco pula para uma conclusão".

Quando criança, eu achava isto divertido, embora não particularmente sábio.

Mais tarde aprendi que a Bíblia tem muitos ditos verdadeiramente sábios e, estudando as escrituras sobre “Aquele que” podemos nos tornar mais sábios. Vamos ver alguns exemplos.

O Salmo 15 começa com as perguntas: “Senhor, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte? ”As respostas são encontradas nos versículos 1–5:

  • “Aquele que anda em sinceridade, e pratica a justiça, e fala verazmente segundo o seu coração”.
  • Aquele que não difama com a sua língua, nem faz mal ao seu próximo, nem aceita nenhuma afronta contra o seu próximo.”
  • Aquele que,mesmo que jure com dano seu, não muda”
  • “Quem faz isto nunca será abalado”.

Muita sabedoria para contemplar.

O Salmo 24 faz perguntas semelhantes: “Quem subirá ao monte do Senhor ou quem estará no seu lugar santo?”(V. 3). Resposta: “Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente” (v. 4). Podemos concluir que precisamos ser retos na conduta para estar com Deus.

O Salmo 32 aconselha: “O ímpio tem muitas dores, mas aquele que confia no Senhor, a misericórdia o cercará”(v. 10). A maldade resulta em consequências negativas e fé em resultados positivos.

O Salmo 41 diz: “Bem-aventurado é aquele que atende ao pobre; o Senhor o livrará no dia do mal”(v. 1). Um dos grandes mandamentos é amar o próximo. Deus sabe quem mostra amor para quem precisa.

O livro bíblico de Provérbios tem muitas declarações “Ele que”. “Na multidão de palavras não falta transgressão, mas o que modera os seus lábios é prudente” (Provérbios 10:19). Seguir este conselho para "morder a nossa língua" nos poupará muitas dificuldades.

Às vezes, “aquele que” contradiz o sábio com o insensato. Por exemplo, Provérbios 10: 5 contrasta a diligência e a preguiça: “O que ajunta no verão é filho sábio, mas o que dorme na sega é filho que envergonha.” E no versículo 9: “Quem anda em sinceridade anda seguro, mas o que perverte os seus caminhos será conhecido.” Isto é, nossos aminhos  “nos encontram ” e trazem resultados apropriados, bons ou maus.

“Anda com os sábios e serás sábio, mas o companheiro dos tolos será afligido” (Provérbios 13:20). Escolher amigos que nos influenciam positivamente é importante.

Pais tomem nota: “O que retém a sua vara aborrece a seu filho, mas o que o ama, a seu tempo, o castiga” (Provérbios 13:24). Essa antiga sabedoria funcionou por milênios. Quando falta disciplina, as crianças, os pais e a sociedade sofrem as consequências.

Esforço diligente traz sucesso: “O que lavrar a sua terra virá a fartar-se de pão, mas o que segue a ociosos se fartará de pobreza” (Provérbios 28:19). Perseguir o lazer e o prazer, negligenciando a responsabilidade, resulta na pobreza.

Perseguir a verdadeira sabedoria traz grande recompensa. “ Porque o que semeia na sua carne da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito do Espírito ceifará a vida eterna” (Gálatas 6: 8). Sim, nós colhemos o que semeamos.

Fazer a vontade de Deus é o caminho mais sábio de todos, e prova que depositamos nossa fé e lealdade em Jesus Cristo: “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no Reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus”(Mateus 7:21). Estude a palavra de Deus para conhecer a Sua vontade. Muitos recursos úteis estão disponíveis gratuitamente no Mundo de Amanhã

.