O que vem depois da guerra mundial III?

Comentário sobre este artigo

A ordem mundial que prevaleceu desde a Segunda Guerra Mundial está se desintegrando. As tensões entre as potências armadas com armas nucleares estão crescendo, e a possibilidade de uma guerra global parece maior do que tem sido em décadas. A Bíblia revela que a "Terceira Guerra Mundial" está realmente chegando - mas também oferece uma mensagem cheia de esperança sobre o mundo que aguarda do outro lado desse conflito!

A humanidade continua a inventar e produzir armas de destruição em massa. Quando os totais são combinados, as armas da Primeira Guerra Mundial e da Segunda Guerra Mundial mataram mais de 60 milhões de pessoas! A humanidade pode sobreviver à Terceira Guerra Mundial ou descerá ao tipo de pesadelo pós-apocalíptico que vemos nas telas de cinema? A profecia bíblica revela uma resposta cheia de esperança!

Nós, no mundo ocidental, professamos valorizar a vida de cada indivíduo. Mas quando revisamos a história da humanidade, contamos os milhões de soldados e civis mortos no interminável ciclo de escalada da guerra. Percebemos o número de baixas que as nações infligiram umas às outras e a si mesmas? A Guerra Civil dos Estados Unidos causou mais de 630.000 mortes. A Primeira Guerra Mundial resultou em dez milhões de mortes; A Segunda Guerra Mundial viu 55 milhões de mortes. A guerra Irã-Iraque causou quase um milhão de mortes. A desumanidade do homem com o homem ensanguenta nossa história com genocídio. Milhões de pessoas morreram no Holocausto da Segunda Guerra Mundial, sob o regime do Khmer Vermelho na Camboja e vítimas de atrocidades em Ruanda, Bósnia e Kosovo, para citar apenas algumas.

A profecia bíblica revela claramente que, eventualmente, todas as nações lutarão na Terceira Guerra Mundial. Essa guerra levaria ao total cosmocídio - morte a todos e a tudo na terra - a menos que Deus interviesse. A terra e a vida dificilmente sobreviverão à Terceira Guerra Mundial. Mas Deus intervirá.

Como será a terra depois? Precisamos conhecer as boas novas além do mal. Há um novo mundo chegando: o mundo de amanhã. como vai ser? Qual será o futuro, além da Terceira Guerra Mundial? A Bíblia revela que você pode ter esperança além dos eventos traumáticos que ainda estão por vir. Você pode ter uma parte no maravilhoso mundo de amanhã, cheio de paz, abundância e amor de Deus.

Mas, enquanto isso, devemos encarar a realidade dos tempos perigosos à nossa frente. Você estará preparado para o futuro? Você pode estar, se você procurar o Deus da Bíblia e aprender os caminhos dele. Ao fazê-lo, você estará se preparando para a próxima era de paz, trazendo um antegosto dessa paz para sua própria vida agora, mesmo quando o mundo ao seu redor se aproximar do desastre.

UMA IDADE DE COSMOCIDE?

A era nuclear começou durante a Segunda Guerra Mundial. Em 6 de agosto e 9 de agosto de 1945, os Estados Unidos lançaram as primeiras bombas atômicas nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, no Japão. A era da destruição em massa global potencialmente instantânea havia começado.

O perigo da guerra nuclear diminuiu? Precisamos apenas ler nossos jornais para entender que o potencial para conflitos mundiais continua sendo uma realidade preocupante. O regime totalitário da Coréia do Norte continua a sacudir seu sabre e provoca os Estados Unidos testando mísseis capazes de atingir a América do Norte com armas atômicas. A tensão entre a Índia e o Paquistão, armados com armas nucleares, continua sendo uma preocupação global - ainda mais, dada a instabilidade interna que continuamente assola o Paquistão. As relações entre as usinas nucleares dos Estados Unidos, Rússia e China estão cada vez mais conturbadas e tensas, assim como as relações entre os Estados Unidos e seus antigos aliados do pós-guerra na Europa, como a Alemanha. E a ameaça de um ataque nuclear terrorista se recusa a desaparecer, já que nações desonestas apresentam oportunidades potenciais de proliferação de materiais e tecnologias nucleares.

 A estabilidade da Pax Americana - a paz americana - que parecia amortecer as possibilidades de conflito em escala global após o colapso da União Soviética, evaporou completamente. A possibilidade da Terceira Guerra Mundial parece mais uma vez assustadoramente real, e cresce num momento em que o poder destrutivo da tecnologia da humanidade nunca foi tão grande.

A GUERRA MUNDIAL ESTÁ VINDO

A guerra final ainda está à nossa frente. Nós experimentamos duas guerras mundiais no século XX, e a Terceira Guerra Mundial surge no século 21! A próxima guerra será catastrófica. O grande cientista Albert Einstein disse uma vez: "Eu não sei com que armas a Terceira Guerra Mundial será travada, mas a IV Guerra Mundial será travada com paus e pedras".

A história documenta as tendências malignas dos seres humanos e sua insana destrutividade na guerra após a guerra. Onde tudo isso vai levar? Jesus de Nazaré, que retornará para salvar o mundo de si mesmo, declarou esta realidade impressionante: “porque haverá, então, grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco haverá jamais.  E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas, por causa dos escolhidos, serão abreviados aqueles dias”(Mateus 24: 21–22).

Aqui está a garantia do Salvador de que a vida na Terra não terminará na Terceira Guerra Mundial. Muitos anos atrás, durante a Guerra Fria, eu pessoalmente me preocupava com o fim do mundo. Tudo o que eu podia ver no horizonte era uma conflagração nuclear total que deixaria a terra como uma relíquia incinerada. A boa notícia é que Jesus Cristo retornará para impedir que a Terceira Guerra Mundial cause um total cosmocídio. Como Ele disse, “por causa dos escolhidos, serão abreviados”. Essa notícia deve ser reconfortante. Mas precisamos saber o que vem pela frente, para que possamos encarar o futuro com fé e coragem.

Quais eventos levam à segunda vinda de Jesus Cristo? O livro do Apocalipse descreve as tribulações produzidas pelos famosos Quatro Cavaleiros e seu passeio. A guerra e a fome devastarão diretamente um quarto da Terra, como nos diz em Apocalipse 6: 7-8. O apóstolo João usou a linguagem do primeiro século para descrever a guerra do século XXI. Por exemplo, na segunda fase da Terceira Guerra Mundial, durante a sexta praga da trombeta, João descreve um enorme exército invadindo o oeste do outro lado do rio Eufrates, que vai da Turquia, passando pela Síria e pelo Iraque, até o Golfo Pérsico. João escreve: “E tocou o sexto anjo a trombeta, e ouvi uma voz que vinha das quatro pontas do altar de ouro que estava diante de Deus,  a qual dizia ao sexto anjo, que tinha a trombeta: Solta os quatro anjos que estão presos junto ao grande rio Eufrates.  E foram soltos os quatro anjos que estavam preparados para a hora, e dia, e mês, e ano, a fim de matarem a terça parte dos homens.  E o número dos exércitos dos cavaleiros era de duzentos milhões; e ouvi o número deles”(Apocalipse 9: 13–16).

João vê em visão uma invasão massiva para o oeste através do rio Eufrates. O que este exército fará para as populações da terra? Isto matará um terço da humanidade. Pelo menos dois bilhões de seres humanos serão mortos nesta fase da Terceira Guerra Mundial! Se queremos escapar desta calamidade, precisamos acordar agora! Precisamos buscar a Deus pela vida, proteção e salvação.

Se as nações ocidentais não abandonarem seus modos de viver sem lei e anti-Deus, Deus nos punirá em uma grande tribulação. Os leitores regulares desta revista sabem que os povos americanos e descendentes de ingleses estão entre os descendentes da Casa de Israel. Nós somos os descendentes do patriarca Jacó, cujo nome foi mudado para Israel. A profecia de Jeremias refere-se diretamente às nações ocidentais: “Ah! Porque aquele dia é tão grande, que não houve outro semelhante! E é tempo de angústia para Jacó; ele, porém, será salvo dela”(Jeremias 30: 7). Deus punirá as nações ocidentais na Terceira Guerra Mundial se elas não se arrependerem! A profecia bíblica indica que apenas uma pequena porcentagem sobreviverá, mas Deus salvará o remanescente das nações ocidentais.

Nós podemos agradecer a Deus que Jesus Cristo estará voltando para salvar a terra e estabelecer Seu reino. O mundo após a Terceira Guerra Mundial será renovado fisicamente e espiritualmente. Há esperança para o futuro. Há um novo mundo chegando!

Nós vivemos em um mundo perigoso. A natureza humana e as nações em guerra intensificarão esses perigos na Terceira Guerra Mundial. A profecia bíblica revela que, durante esta guerra, um exército de 200 milhões de pessoas do leste do Eufrates matará um terço de toda a vida humana. A menos que a humanidade se arrependa de sua rebelião contra Deus e Seus caminhos, veremos a maior tribulação que o mundo já experimentou!

Você também pode ler sobre a devastação ecológica que ocorre durante o Dia do Senhor. As primeiras quatro pragas da trombeta afetam o meio ambiente:

 “E os sete anjos, que tinham as sete trombetas, prepararam-se para tocá-las.  E o primeiro anjo tocou a trombeta, e houve saraiva e fogo misturado com sangue, e foram lançados na terra, que foi queimada na sua terça parte; queimou-se a terça parte das árvores, e toda a erva verde foi queimada.  E o segundo anjo tocou a trombeta; e foi lançada no mar uma coisa como um grande monte ardendo em fogo, e tornou-se em sangue a terça parte do mar.  E morreu a terça parte das criaturas que tinham vida no mar; e perdeu-se a terça parte das naus.  E o terceiro anjo tocou a trombeta, e caiu do céu uma grande estrela, ardendo como uma tocha, e caiu sobre a terça parte dos rios e sobre as fontes das águas.  E o nome da estrela era Absinto, e a terça parte das águas tornou-se em absinto, e muitos homens morreram das águas, porque se tornaram amargas.  E o quarto anjo tocou a trombeta, e foi ferida a terça parte do sol, e a terça parte da lua, e a terça parte das estrelas, para que a terça parte deles se escurecesse, e a terça parte do dia não brilhasse, e semelhantemente a noite” (Apocalipse 8: 6-12).

O ambiente será devastado. A quinta e sexta trombetas revelam ações e eventos militares que levam ao retorno de Cristo.

CHRIST VOLTA, TRAZENDO A PAZ

Finalmente, a sétima trombeta anuncia a notícia de que todas as nações precisam. O Reino de Deus trará paz duradoura nesta terra. “E tocou o sétimo anjo a trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre” (Apocalipse 11:15).

Esta é a boa notícia pela qual todos nós rezamos! No entanto, nações carnais e rebeldes não vão encontrar boas notícias. Incrivelmente, eles lutarão contra Cristo em Sua vinda. Como as Escrituras nos dizem, “E iraram-se as nações” em Seu retorno (v. 18). Apocalipse 19 continua descrevendo essa batalha e seus resultados. As nações aprenderão que não podem vencer o comandante dos exércitos do céu, Jesus Cristo.

O que acontece depois? Todos na terra verão o retorno de Cristo: “ Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim! Amém! ”(Apocalipse 1: 7). A maioria dos seres humanos que sobreviver à Terceira Guerra Mundial compreenderá que os caminhos do homem levam à morte (cf. Provérbios 14:12; 16:25). Eles se arrependerão e entenderão o amor de Deus por eles. Eles perceberão que a crucificação de Jesus Cristo e Seu sangue derramado pagarão pelos seus pecados. Eles serão ensináveis e aprenderão um novo modo de vida.

Haverá um segundo Êxodo. Os sobreviventes em cativeiro das nações ocidentais começarão uma nova vida em uma nova terra: “Portanto, eis que vêm dias, diz o Senhor, em que nunca mais dirão: Vive o Senhor, que fez subir os filhos de Israel da terra do Egito,  mas: Vive o Senhorque fez subir e que trouxe a geração da casa de Israel da terra do Norte e de todas as terras para onde os tinha arrojado. E habitarão na sua terra”(Jeremias 23: 7-8).

Humilhados pela Terceira Guerra Mundial, os sobreviventes se voltarão para Deus e aceitarão Suas bênçãos e Seus caminhos:

E vos tomarei dentre as nações, e vos congregarei de todos os países, e vos trarei para a vossa terra.  Então, espalharei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei.  E vos darei um coração novo e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei o coração de pedra da vossa carne e vos darei um coração de carne.  E porei dentro de vós o meu espírito e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis.  E habitareis na terra que eu dei a vossos pais, e vós me sereis por povo, e eu vos serei por Deus (Ezequiel 36: 24-28).

Este é o tempo em que todos os santos ressuscitados e imortalizados governarão com Cristo. O rei Davi, um homem segundo o coração de Deus, governará e pastoreará esses refugiados que retornam. Lembre-se, a grande tribulação é o tempo do problema de Jacó, ou o problema de Israel. O que vai acontecer então? “Porque será naquele dia, diz o Senhor dos Exércitos, que eu quebrarei o seu jugo de sobre o teu pescoço e quebrarei as tuas ataduras; e nunca mais se servirão dele os estranhos,  mas servirão ao Senhor, seu Deus, como também a Davi, seu rei, que lhes levantarei”(Jeremias 30: 8–9).

Sim, o reino de Deus governará nesta terra. “ E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro e de abrir os seus selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, e língua, e povo, e nação;  e para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra”(Apocalipse 5: 9–10).

Os santos imortalizados serão reis e sacerdotes, governando nações e cidades. Eles ensinarão às nações o estilo de vida de Deus. O vindouro reino de Deus, governante do mundo, governará todas as nações da terra. O profeta Isaías proclama esse governo vindouro sob o Messias:

Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre os seus ombros; e o seu nome será Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.  Do incremento deste principado e da paz, não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para o firmar e o fortificar em juízo e em justiça, desde agora e para sempre; o zelo do Senhor dos Exércitos fará isto (Isaías 9: 6–7)

As cidades arruinadas serão reconstruídas. As fazendas desoladas serão revitalizadas. “E habitareis na terra que eu dei a vossos pais, e vós me sereis por povo, e eu vos serei por Deus.  E vos livrarei de todas as vossas imundícias; e chamarei o trigo, e o multiplicarei, e não trarei fome sobre vós.  E multiplicarei o fruto das árvores e a novidade do campo, para que nunca mais recebais o opróbrio da fome entre as nações”(Ezequiel 36: 28-30).

UM NOVO MUNDO BONITO

O reinado do glorioso Reino de Deus na terra produzirá beleza e produtividade que o mundo nunca conheceu. Podemos ter um vislumbre da grandeza de Deus e uma antecipação do mundo de amanhã, na criação ao nosso redor. Deus abençoou a terra com montanhas impressionantes e majestosas, vales verdejantes e planícies produtivas. Ficamos maravilhados com lagos cristalinos e oceanos agitados. Nós apreciamos a variedade de flores, plantas, pássaros, animais e vida marinha. No mundo de amanhã, a própria natureza dos animais mudará. Isaías nos dá essa visão milenar:

E morará o lobo com o cordeiro, e o leopardo com o cabrito se deitará, e o bezerro, e o filho de leão, e a nédia ovelha viverão juntos, e um menino pequeno os guiará.  A vaca e a ursa pastarão juntas, e seus filhos juntos se deitarão; e o leão comerá palha como o boi.  E brincará a criança de peito sobre a toca da áspide, e o já desmamado meterá a mão na cova do basilisco.  Não se fará mal nem dano algum em todo o monte da minha santidade, porque a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar (Isaías 11: 6–9).

Deus criou os seres humanos com um propósito maravilhoso: fazer parte de Sua família divina por toda a eternidade. Ele nos criou à sua própria imagem. E deu aos seres humanos o poder - a liberdade - de escolher entre o bem e o mal. Relativamente poucos na história do homem encontraram o caminho para a vida, tão livremente oferecido por Deus através de Seu Filho, Jesus Cristo. A humanidade seguiu seu próprio caminho, experimentando todas as formas de governo, religião, filosofia, educação, entretenimento, ciência, tecnologia, negócios e comércio. Onde tudo isso vai levar? Para a Terceira Guerra Mundial!

Mas o Deus Criador tem um plano para salvar a humanidade. E esse plano inclui um novo mundo, o mundo de amanhã. Jesus Cristo, o Príncipe da Paz, governará todas as nações da Terra e ensinará a todos os povos o caminho para a paz duradoura. As armas de guerra serão transformadas em instrumentos de paz. Todas as nações virão para a nova capital mundial, Jerusalém. Eles adorarão o verdadeiro Deus e aprenderão que as leis de Deus - os Dez Mandamentos - instruirão a todos no caminho da justiça de Deus.

E acontecerá, nos últimos dias, que se firmará o monte da Casa do Senhor no cume dos montes e se exalçará por cima dos outeiros; e concorrerão a ele todas as nações.  E virão muitos povos e dirão: Vinde, subamos ao monte do Senhor, à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine o que concerne aos seus caminhos, e andemos nas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém, a palavra do Senhor (Isaías 2: 2–3).

Esse é o mundo para o qual estamos ansiosos. Após a devastação da Terceira Guerra Mundial, muitas nações serão humilhadas e poderão ser ensinadas. O Rei dos reis exercerá o poder amoroso para garantir a paz e a prosperidade em todo o mundo. Continuando, Isaías escreve: “ E ele exercerá o seu juízo sobre as nações e repreenderá a muitos povos; e estes converterão as suas espadas em enxadões e as suas lanças, em foices; não levantará espada nação contra nação, nem aprenderão mais a guerrear”(v. 4).

Os terroristas não mais matarão e destruirão. Não mais as tribos e nações lutarão entre si. A natureza humana - a causa básica da guerra - mudará. Os seres humanos aprenderão o modo de vida ensinado na Bíblia. Jesus disse: “Escrito está que nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra de Deus” (Lucas 4: 4). Precisamos aprender esse modo de vida! Aqueles que se arrependem e são batizados, permitindo que Jesus Cristo viva neles através do dom do Espírito Santo, ajudarão a reeducar este mundo devastado. Os verdadeiros cristãos de hoje serão professores no mundo de amanhã: “Bem vos dará o Senhor pão de angústia e água de aperto, mas os teus instruidores nunca mais fugirão de ti,como voando com asas; antes, os teus olhos verão a todos os teus mestres.  E os teus ouvidos ouvirão a palavra que está por detrás de ti, dizendo: Este é o caminho; andai nele, sem vos desviardes nem para a direita nem para a esquerda "(Isaías 30: 20-21).

Os verdadeiros cristãos estão agora aprendendo esse modo de vida. Somos chamados a ser pacificadores, para ser a luz do mundo e o sal da terra, como Jesus ensinou em Mateus 5. É o caminho do amor, da partilha, doação, ajuda e serviço. Embora este mundo continue a sentir ódio, Deus é amor (1 João 4: 8, 16). O mundo além da Terceira Guerra Mundial experimentará o amor divino de Deus, sob o governo de Jesus Cristo, por mil anos.

Cristo nos ensinou: “Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas” (Mateus 6:33). Que todos nós possamos aguardar ansiosamente o Seu Reino vindouro na Terra, e que todos nós possamos aguardar com esperança e fé para o mundo de amanhã!

OUTROS ARTIGOS NESTA EDIÇÃO

Ver Tudo