Prepare-se para herdar a terra!

Comentário sobre este artigo

Embora muitos acreditem que eles passarão a eternidade no céu após a morte deles, a verdade sobre o plano de Deus para o nosso futuro é muito mais inspirador do que isso. Agora é a hora de se preparar!

Jesus disse que os mansos herdarão a terra, mas milhões acreditam que eles viverão no céu para sempre depois de morrerem. Que diz a sua Bíblia realmente?

Milhões - talvez bilhões - acreditam que a felicidade do céu é a recompensa dos salvos. Esta crença é compartilhada não apenas por muitos que se chamam cristãos, mas também por membros de muitas outras religiões ao redor do mundo.

Os cristãos acreditam nas palavras de Jesus Cristo. Jesus deu alguns de Seus ensinamentos mais básicos e fundamentais no que é comumente chamado de “Sermão da Montanha” (Mateus 5–7). Como ele começou seu ensino? “Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos céus;  bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;  bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra”(Mateus 5: 3–5).

Observe com cuidado. Jesus disse que os pobres de espírito iriam para o céu, enquanto os mansos herdariam a terra? Não! Ele disse que os pobres em espírito seriam abençoados com o reino dos céus. O Reino do Céu virá à terra quando Cristo voltar! É quando os salvos serão ressuscitados e herdarão o Reino.

Jesus nos ensinou a orar: “Venha o teu reino” (Mateus 6:10). Ele estava nos pedindo para orar por algo que já está aqui? Se o Reino está aqui, por que o mundo experimentou tais horrores como as duas grandes Guerras Mundiais do século passado, bem como os terríveis genocídios realizados contra armênios, judeus, cambojanos e muitos outros? Ainda hoje, a paz continua a nos evadir. Como Mikhail Gorbachev, ex-presidente da União Soviética, disse recentemente, “tudo parece que o mundo está se preparando para a guerra” (Time.com, 26 de janeiro de 2017). Sim, o mundo precisa que o Reino de Deus venha!

Cristo ensinou que haveria uma Grande Tribulação antes que o Seu Reino viesse. Quão severa seria esta tribulação? Ele disse: “se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria” (Mateus 24:22). Felizmente, Cristo prometeu intervir, e por Sua Segunda Vinda pôs um fim aos esforços da humanidade para destruir a terra. Se você está observando cuidadosamente os eventos mundiais, percebe que, a menos que Deus intervenha, as tendências militares atuais levariam ao total cosmocídio - a aniquilação da humanidade. Desde que a primeira bomba atômica foi explodida sobre Hiroshima em 1945, os seres humanos tiveram o poder de se destruir com uma facilidade nunca antes conhecida na história. E a tecnologia se tornou mais poderosa desde então! Deixadas a si mesmas, as nações em guerra acabariam se destruindo. Recentemente, em 26 de janeiro, o Boletim de Cientistas Atômicos moveu o ponteiro dos minutos do famoso “Relógio do Apocalipse” 30 segundos à frente, indicando sua opinião de que o mundo está a apenas dois minutos e meio da meia-noite - significando a destruição total. da humanidade.

 Claramente, o Reino de Deus ainda não está aqui! Jesus Cristo ainda não está exercendo Seu governo sobre toda a terra, ou não haveria o caos e a devastação que vemos agora. Cristo deve regressar para salvar todas as nações - espiritualmente e fisicamente.

Felizmente, Ele virá em breve para salvar o mundo fisicamente. E Ele tem um plano para a salvação espiritual da humanidade. Ele revela esse plano através dos Dias Sagrados, que Jesus e os Apóstolos observaram - e que eles ensinaram aos primeiros cristãos a observar. A maioria dos cristãos professos sabem que o primeiro passo neste plano para salvar a humanidade é a redenção que Deus dá aos pecadores arrependidos, através do sangue de Jesus Cristo. Mas muitos não percebem que Jesus e os Apóstolos comemoraram Seu sacrifício e Sua redenção da humanidade, observando a Páscoa do Novo Testamento, com pão sem fermento e vinho.

Cristo e os apóstolos mantiveram este memorial anual e instruíram os cristãos a fazer o mesmo.

Observe como o apóstolo Paulo enfatizou o sacrifício de Jesus: “Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós” (1 Coríntios 5: 7). No versículo seguinte, Paulo diz aos gentios que celebrem a festa - a Festa dos Pães Ázimos. Você pode achar estes termos incomuns, mas para aqueles que querem seguir Jesus Cristo, eles são vitais - e cheios de esperança e encorajamento! Jesus nunca guardou o Natal e a ‘Easter’, nem os apóstolos ou os cristãos que eles ensinaram. Desde o início, os cristãos mantiveram os festivais bíblicos, seguindo o exemplo do próprio Jesus. Para saber mais sobre os verdadeiros festivais bíblicos que retratam os passos do plano de salvação de Deus para a humanidade, solicite sua cópia gratuita de nosso livreto informativo, Os Dias Santos: o Plano Mestre de Deus.

ONDE ESTÁ O REINO?

O apóstolo João explicou que Deus chamou Seus servos e os redimiu “de toda tribo, e língua, e povo, e nação” (Apocalipse 5: 9). Qual será o seu destino? Eles irão para o céu por toda a eternidade? O apóstolo João explica no verso seguinte: “e para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra”(Apocalipse 5:10).

Deus não se ofereceu para nos salvar para que pudéssemos ficar à toa em êxtase no céu. Ele nos chama para nos tornarmos reis e sacerdotes, que ajudarão a Jesus Cristo - o Rei dos reis - a estabelecer uma paz duradoura na terra. É por isto que Jesus disse que os humildes - aqueles que humildemente seguem Jesus em vez de sua própria vontade própria - herdarão a terra. Quando oramos “Venha o teu Reino”, estamos orando pela vinda daquele Reino que trará a paz a toda a humanidade, e no qual os cristãos fiéis servirão ao seu amado Salvador, Jesus Cristo, como reis e sacerdotes sob Sua direção.

Ao longo dos anos, alguns ensinaram que a igreja, na terra, é o Reino. Outros acreditam que o Reino está em seu coração. No entanto, o Reino de Deus é um reino literal, cujo Rei será Jesus Cristo!

O que exatamente é um reino? Todo reino tem quatro elementos básicos: um governante, um território, leis e assuntos. Mas como isto se aplica ao Reino de Deus?

Quem é o governante do Reino de Deus? A Bíblia responde a esta pergunta em muitos lugares. Observe o que o apóstolo João escreveu: “E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco. O que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro e julga e peleja com justiça.  E os seus olhos eram como chama de fogo; e sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito que ninguém sabia, senão ele mesmo”(Apocalipse 19: 11-12).

Jesus Cristo, usando muitas coroas, regressará à terra como seu Rei conquistador!

Aqui está outra descrição da aparição de Jesus em Sua Segunda Vinda: “E estava vestido de uma veste salpicada de sangue, e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus.  E seguiam-no os exércitos que há no céu em cavalos brancos e vestidos de linho fino, branco e puro.  E da sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e ele as regerá com vara de ferro e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-Poderoso.  E na veste e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos Reis e Senhor dos Senhores”(Apocalipse 19: 13–16).

Sim, o Governante do vindouro Reino de Deus será o próprio Jesus Cristo! Você está orando: " venha o Seu Reino "? Você está ansiosamente antecipando o regresso de Jesus a esta terra? O apóstolo João certamente estava. João concluiu o penúltimo verso de sua Bíblia com sua oração e fervorosa esperança: “Ora, vem, Senhor Jesus!” (Apocalipse 22:20).

Quando Jesus Cristo vier, o seu território será toda a terra! E seus súditos serão todos da humanidade. As Escrituras descrevem que o mundo inteiro aprenderá o caminho para a paz. As pessoas virão para adorar seu rei todos os anos em Jerusalém. Toda a terra aprenderá a observar os mesmos Dias Sagrados bíblicos que Jesus e os Apóstolos observaram. “ E acontecerá que todos os que restarem de todas as nações que vieram contra Jerusalém subirão de ano em ano para adorarem o Rei, o Senhor dos Exércitos, e para celebrarem a Festa das Cabanas” (Zacarias 14:16).

Todas as nações da terra adorarão o Rei e celebrarão a Festa dos Tabernáculos. Muitos não percebem que os Dias Sagrados ainda estão cheios de significado para os cristãos de hoje. A Igreja do Novo Testamento foi fundada no dia da Festa de Pentecostes, embora muitos hoje tenham esquecido que o Pentecostes é um dos Dias Sagrados bíblicos que Deus deu ao Seu povo. No livro de Atos, lemos que uma multidão de pessoas estava reunida para observar a festa de Pentecostes quando os apóstolos pregaram para eles e converteram milhares. As pessoas se reuniram para observar o dia porque foi ordenado na Bíblia! Como a Bíblia de Estudo da NVI declara: “O Pentecostes também é chamado de Festa das Semanas (Dt 16:10), a Festa da Colheita (Êx 23:16) e o dia das primícias (Núm 28:26)” (p. 1,645) . Os verdadeiros cristãos hoje entendem que a Festa de Pentecostes comemora aquele estágio no plano de salvação de Deus quando Ele chama as “primícias” para a salvação nesta era presente, preparando-as para governar sob Cristo no Milênio.

O QUE É O “EVANGELHO”?

Jesus Cristo, o Messias, veio pregando uma mensagem que muitos podem pensar que sabem, mas que surpreendentemente poucos realmente entendem. O que Jesus pregou? “O tempo está cumprido, e o Reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no evangelho” (Marcos 1:15). Jesus ensinou que era hora de parar de pecar, crer em Sua mensagem e preparar-se para o vindouro Reino de Deus.

Você se arrependeu? “arrepender” significa reconhecer que você pecou - transgrediu os Dez Mandamentos, a lei de Deus. Significa não apenas expressar tristeza e repugnância pelo seu pecado, mas odiar tanto esse pecado que você se afasta dele e começa a viver uma nova vida sem esse pecado. O arrependimento significa que você se compromete - com a ajuda de Deus - a mudar sua vida. O que é pecado? João escreveu: “Qualquer que pratica o pecado também pratica iniquidade, porque o pecado é iniquidade” (1 João 3: 4). Como outra tradução coloca, "o pecado é a transgressão da lei" (v. 4, KJV).

Você não pode acreditar no evangelho a menos que você o entenda! Muitos que dizem acreditar em Jesus Cristo não acreditam, de fato, ou agem sobre o que Ele pregou. Jesus perguntou: “E por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu digo?” (Lucas 6:46). Se você é verdadeiramente um cristão, você fará o que Jesus ordenou. Se você realmente se tornar um cristão, você não aceitará Jesus de maneira abstrata como um “Salvador” a quem você não obedece, mas como seu Senhor e Mestre a quem você se esforça para obedecer, com a ajuda do Espírito Santo. Como Paulo escreveu: “Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?  Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus”(1 Coríntios 6: 19-20,).

O verdadeiro cristianismo é um modo de vida. Uma vez que você se arrepende, crê no evangelho e dedica sua vida a Jesus Cristo através do batismo, Ele pode viver em você através do Espírito Santo. Então, você pode crescer como cristão e transformar sua vida de uma vida de egoísmo em serviço e amor para com Deus e seus semelhantes. Aqueles a quem Deus está chamando hoje não estão sendo chamados meramente para sua própria salvação; Ele está chamando-os para se prepararem para servir em Seu Reino vindouro como reis e sacerdotes, como vimos anteriormente. Sua primeira oportunidade de governar virá no Milênio - o período de mil anos descrito em sua Bíblia, quando Jesus governará uma terra curada. Como João escreveu: “Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte, mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele mil anos”(Apocalipse 20: 6).

DE ONDE CRISTO REINARÁ?

De onde Jesus reinará na terra? Ele reinará de Jerusalém. Ele diz: “Voltarei para Sião e habitarei no meio de Jerusalém” (Zacarias 8: 3). De fato, quando Ele reinar, Jerusalém terá outro nome. O último versículo do livro de Ezequiel afirma que “o nome da cidade desde aquele dia será: O Senhor Está Ali” (Ezequiel 48:35). Em hebraico, esse nome é Yahweh Shama. De lá, Ele governará o Seu Reino: " E o Senhor será rei sobre toda a terra" (Zacarias 14: 9).

Quando Cristo voltar para governar a terra, Ele e os santos glorificados governarão sobre as nações - sobre os seres humanos físicos. Cristo ensinará às nações o caminho da vida que produz a paz. Os cristãos de hoje - ressuscitados como seres espirituais (as "primícias") - governarão sob Sua direção, como os reis e sacerdotes que governarão cidades e nações (ver Lucas 19:17; Apocalipse 2:26). Esses reis e sacerdotes educarão o mundo sobre a verdade de Deus. Observe esta escritura inspiradora, descrevendo aqueles que serão ensinados sobre os caminhos de Deus durante o Milênio: “Bem vos dará o Senhor pão de angústia e água de aperto, mas os teus instruidores nunca mais fugirão de ti,como voando com asas; antes, os teus olhos verão a todos os teus mestres”(Isaías 30:20). Você poderia ser um desses professores. E o que os santos glorificados - os reis e os sacerdotes - ensinarão? “ E os teus ouvidos ouvirão a palavra que está por detrás de ti, dizendo: Este é o caminho; andai nele, sem vos desviardes nem para a direita nem para a esquerda” (v. 21).

No Milênio, os professores ensinam a lei de Deus. O profeta Isaías nos dá uma antecipação inspiradora do que virá. “ E acontecerá, nos últimos dias, que se firmará o monte da Casa do Senhor no cume dos montes e se exalçará por cima dos outeiros; e concorrerão a ele todas as nações.  E virão muitos povos e dirão: Vinde, subamos ao monte do Senhor, à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine o que concerne aos seus caminhos, e andemos nas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém, a palavra do Senhor”(Isaías 2: 2–3).

As leis muitas vezes contraditórias e injustas da humanidade não serão mais. As leis de Deus serão ensinadas e administradas de Jerusalém. E os dez mandamentos são a base dessas leis. Lembre-se, Jesus disse: “Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos” - então Ele listou vários dos Dez Mandamentos (Mateus 19:17). Além disso, em seu “Sermão da Montanha” Jesus realmente ampliou os Dez Mandamentos Ele os tornou mais abrangentes e mais vinculantes, porque os cristãos precisam observar os Dez Mandamentos no espírito, não apenas na letra!

Qual será o efeito do governo de Deus nesta terra? “E ele exercerá o seu juízo sobre as nações e repreenderá a muitos povos; e estes converterão as suas espadas em enxadões e as suas lanças, em foices; não levantará espada nação contra nação, nem aprenderão mais a guerrear”(Isaías 2: 4).

Quando Cristo voltar, Ele irá reeducar o mundo inteiro para o caminho da paz. “A vaca e a ursa pastarão juntas, e seus filhos juntos se deitarão; e o leão comerá palha como o boi.  E brincará a criança de peito sobre a toca da áspide, e o já desmamado meterá a mão na cova do basilisco.  Não se fará mal nem dano algum em todo o monte da minha santidade, porque a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar”(Isaías 11: 7–9).

No Mundo de Amanhã, todas as nações conhecerão o verdadeiro Deus do céu e da terra - o Deus de sua Bíblia - e Ele abençoará aqueles que guardam Seus mandamentos, como sempre fez. Observe esta passagem inspiradora do livro de Deuteronômio, descrevendo as bênçãos que advêm quando obedecemos à lei de Deus. “E guarda os mandamentos do Senhor, teu Deus, para o temeres e andares nos seus caminhos.  Porque o Senhor, teu Deus, te mete numa boa terra, terra de ribeiros de águas, de fontes e de abismos, que saem dos vales e das montanhas;  terra de trigo e cevada, de vides, figueiras e romeiras; terra de oliveiras, abundante de azeite e mel;  terra em que comerás o pão sem escassez, e nada te faltará nela; terra cujas pedras são ferro e de cujos montes tu cavarás o cobre.  Quando, pois, tiveres comido e fores farto, louvarás ao Senhor, teu Deus, pela boa terra que te deu”(Deuteronômio 8: 6–10).

SEU FUTURO GLORIOSO

Você pode visualizar sua parte em ensinar as nações a observar os mandamentos de Deus e a ajudar todas as pessoas a viverem a vida abundante que Deus promete a elas? Se você está entre os “mansos” - alguém que busca a vontade de Deus em vez de sua própria vontade - Deus pode usar você para ensinar os outros os Seus caminhos.

Nosso planeta, ainda hoje, se destaca como uma jóia na vastidão do espaço. Mas está chegando o tempo em que Deus purificará a terra com fogo e a renovará, antes que o céu venha à Terra (2 Pedro 3: 10–13). Como o apóstolo João escreveu: “E eu, João, vi a Santa Cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido.  E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles e será o seu Deus.  E Deus limpará de seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor, porque  as primeiras coisas são passadas. E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas” (Apocalipse 21: 2–5).

Você pode ter uma parte nesse futuro incrível. Deus chama Seus filhos de herdeiros e “co-herdeiros com Cristo” em Romanos 8:17. Como herdeiros de Deus, os cristãos fiéis não apenas herdarão a terra - herdarão o universo. Nós lemos: “Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes, o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?” (Romanos 8:32). Além disso: "Todas as coisas lhe sujeitaste debaixo dos pés” [os pés da humanidade] (Hebreus 2: 8).

Nestes dois últimos versos, a expressão grega traduzida como “todas as coisas” é ‘ta panta’, que literalmente significa “o todo” - em outras palavras, tudo o que é visto e não visto. Sim, os cristãos fiéis eventualmente herdarão todo o universo! Hoje, muitos de nós sonhamos em viajar para os confins da galáxia e nos maravilhar com a beleza das estrelas, nebulosas e outras características inspiradoras e belas de nosso universo. Está chegando a hora em que os cristãos fiéis de hoje poderão viajar pelo universo à velocidade de um pensamento!

Sim, Deus quer que você herde a terra - e mais! Como Ele nos diz: “Quem vencer herdará todas as coisas, e eu serei seu Deus, e ele será meu filho” (Apocalipse 21: 7). Que Deus nos ajude a todos a buscar a Ele e a Seu Reino, para que em breve possamos herdar a terra, o universo e todas as coisas!

OUTROS ARTIGOS NESTA EDIÇÃO

Ver Tudo