O momento do aha!

Comentário sobre este artigo

Você já teve um daqueles momentos em que "as luzes se acendem?" Talvez haja uma fonte de verdadeiro entendimento que você ainda não encontrou.

Muitos experimentaram o que é popularmente chamado de o momento do “aha! ”quando de repente percebemos algo pela primeira vez.

Um "aha! momento ”pode ser simplesmente definido como um momento de realização ou compreensão quando de repente“ entendemos”. Alguns descrevem como “entender a imagem” como algo análogo a peças de quebra-cabeças que finalmente se juntam para retratar a cena completa. Outros dizem que tiveram um “momento eureka," que faz referência à famosa história de Arquimedes, o célebre cientista de Siracusa. Arquimedes supostamente gritou “Eureka” (significando “eu encontrei”) quando de repente ele entendeu um princípio de mecânica dos fluidos - conhecido como princípio de Arquimedes - enquanto tomava banho.

Podemos também dizer que “a lâmpada acendeu e percebi…”. Uma imagem de uma lâmpada brilhante sobre a cabeça de alguém é usada para representar uma ideia. Poderíamos dizer: "De repente me ocorreu ..." A aurora é quando a luz do sol começa a aparecer no céu, por isso é uma analogia apropriada para o entendimento. Alguns dizem que "tiveram uma epifania", um momento em que de repente perceberam ou se tornaram conscientes de alguma coisa.

A Bíblia usa a ilustração de “olhos sendo abertos”. Os olhos de Adão e Eva foram abertos quando eles comeram da árvore do conhecimento do bem e do mal. Várias personagens da Bíblia tinham os olhos abertos, como Balaão (Números 22), e o servo de Eliseu cujos olhos foram abertos para ver a hoste angélica disponível para derrotar o exército dos sírios. Eliseu pediu a Deus para cegar o exército sírio, que ele liderou dentro da cidade de Samaria, a capital do reino do norte de Israel, inimigo da Síria. Ali Eliseu orou para que os olhos do exército sírio fossem abertos, para ver que eles estavam cercados! (2 Reis 6).

Jesus abriu os olhos dos cegos fisicamente, curando sua cegueira (Mateus 9: 27-30). Jesus chamou alguns para serem Seus discípulos, abrindo os olhos espiritualmente removendo o véu da cegueira lançado por Satanás para enganar o mundo inteiro (Apocalipse 12: 9).

Saul, que foi rebatizado de Paulo, abriu os olhos de uma forma muito dramática, conforme registrado em Atos 9. Paulo relatou seu “momento de aha! ”ao rei Agripa, que estava examinando as acusações feitas contra Paulo. Paulo descreveu ficar cego por três dias pela luz extremamente brilhante que ele havia visto. Depois que esses três dias terminaram, ele foi curado daquela cegueira, e seus olhos foram espiritualmente abertos para que ele pudesse ser instruído sobre a pregação aos gentios para transformá-los das trevas para a luz e do poder de Satanás para Deus (Atos 26).

2 Coríntios 4: 3–4 nos diz: “Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto,  nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que não lhes resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus”.

Mas podemos pedir a Deus para abrir nossos olhos, remover esse véu de cegueira, para nos dar um momento de “aha! ”para realmente entendermos Seu verdadeiro evangelho e Seu plano e propósito. Como declarado no Salmo 119: 18: “Desvenda os meus olhos, para que veja as maravilhas da tua lei”. E Salmo 43: 3, “Envia a tua luz e a tua verdade, para que me guiem e me levem ao teu santo monte e aos teus tabernáculos.”

O mais valioso momento de "aha! ”que podemos ter é entender a verdade de Deus pela primeira vez em nossas vidas! É uma maravilhosa revelação compreender ser chamado “das trevas para a Sua maravilhosa luz” (1 Pedro 2: 9) e  “tendo iluminados os olhos do vosso entendimento” (Efésios 1:18). Peça-o a ele!

Para ajudá-lo em seu estudo da palavra de Deus, leia nossos livretos gratuitos, Você acredita no verdadeiro evangelho?, O que é um cristão verdadeiro? e o falso cristianismo de Satanás.