Pão: um símbolo bíblico

Comentário sobre este artigo

Existem milhares de símbolos usados na sociedade. Um símbolo é qualquer tipo de marca, caractere ou imagem usada para representar ou suportar outra coisa. Os símbolos são muito úteis para transmitir informações e instruções. A Bíblia usa muitos símbolos, um deles muito importante é o pão.

A palavra pão aparece na Bíblia de Gênesis a Apocalipse, muitas vezes referindo-se simplesmente ao pão verdadeiro como um alimento específico ou ao alimento em geral. O pão também é um símbolo muito importante e instrutivo da verdade bíblica, especialmente nesta época do ano.

O pão é um dos alimentos mais universais e pode ser feito de uma grande variedade de grãos em diferentes nações. O pão simboliza o alimento que precisamos para viver. Somos feitos da terra e precisamos de alimento para sustentar nossa vida (Gênesis 3:19). Sem comida, morremos – regressando ao pó do qual fomos criados. A palavra Hebraica para pão é lechem, que significa comida para homem ou animal, mas especialmente pão ou o grão usado para fazê-lo. Você pode reconhecer “lechem” no nome Bethlehem (Belém)  Beth significa casa, então Belém significa Casa de Pão.

Então, quais são algumas coisas que o pão simboliza na Bíblia?

Para começar, o pão simboliza Jesus Cristo. Jesus declarou que Ele é o “Pão da Vida” e que por Ele nunca teremos fome ou sede (João 6:35).

O pão também simboliza união e comunhão uns com os outros. Há uma expressão que em tempos passados ​​era comumente usada, mas é cada vez menos usada à medida que o mundo se torna cada vez mais secular. Esse termo é “partir o pão” (por exemplo, Atos 2:42), que significa compartilhar uma refeição com alguém. Convidar alguém para partir o pão com você significa não apenas fazer uma refeição juntos, mas implica toda a experiência – a conversa ou comunhão que vocês compartilham um com o outro. Partir o pão também se refere à celebração da Páscoa do Novo Testamento, que Jesus compartilhou com Seus discípulos antes de ser preso e crucificado. Seitas e denominações Cristãs professas em todo o mundo usam termos diferentes, como Ceia do Senhor, Santa Ceia e Eucaristia, mas Cristo estava guardando a Páscoa, embora estivesse instituindo novos símbolos de pão e vinho. Ele era o Cordeiro de Deus, por o qual o cordeiro pascal era o símbolo. Jesus explicou que o pão sem fermento era um símbolo de, ou representado, Seu corpo, partido para a humanidade (Mateus 26:26, 1 Coríntios 11:24).

Duas das festas que o Senhor deu a Israel são a Páscoa e a Festa dos Pães Asmos. Israel foi ordenado a comer a Páscoa “com os pães ázimos (matstsah, hoje chamado matzo)” (Êxodo 12:8). Eles deveriam comer pães ázimos “aos catorze dias do mês, à tarde, comereis pães asmos até vinte e um do mês à tarde” (v. 18). O pão sem fermento não continha levedura nem fermento, por isso não crescia, mas era achatado, como um biscoito. O pão ázimo era um símbolo da saída do pecado, enquanto o pão fermentado durante este tempo simbolizava o próprio pecado.

Um exemplo deste símbolo é encontrado também no Novo Testamento, onde o Apóstolo Paulo instruiu os Cristãos Coríntios a “Pelo que façamos festa (dos pães ázimos), não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da malícia, mas com os asmos da sinceridade e da verdade” (1 Coríntios 5:8). O pão ázimo é um símbolo de sinceridade e verdade. Assim como o fermento incha a massa do pão, os verdadeiros Cristãos não devem inchar como o pão levedado (1 Coríntios 4:6, 18-19; 5:2; 13:4). Este “inchaço” ocorre na mente (Colossenses 2:18), sendo inchado com vaidade e orgulho como Satanás, o diabo (1 Timóteo 3:6). Isso é o oposto do amor de Deus (1 Coríntios 13:4).

Quando Deus conduziu os Filhos de Israel para fora do Egito e para o deserto, Ele disse a Moisés que faria “chover pão (lechem) do céu” (Êxodo 16:4). Quando as pessoas viram, disseram “maná” (“o que é isto?” da palavra para “o quê”). Moisés explicou que era o pão que o Senhor disse que lhes daria (v. 15).

O símbolo bíblico do pão nos ensina um conhecimento importante. Convidamos você a ler nosso livreto Os Dias Santos: O Plano Mestre de Deus, que explica o excitante simbolismo dos dias santos das festas de Deus.