Lo o celeiro...

Comentário sobre este artigo

Os tempos mudam e as metáforas significativas de uma geração são perdidas na próxima. Em uma era urbana de vertiginosos avanços tecnológicos, acesso à Internet e uma infinidade de dispositivos, as referências agrícolas da terra perdem seu impacto. Isto é lamentável, uma vez que as lições de vida são proeminentemente simbolizadas pelas práticas agrárias na Bíblia. Muitas expressões e ilustrações coloridas retratam a prosperidade de um lado e a privação do outro, oferecendo lições espirituais a serem aprendidas de cada um.

A Escritura geralmente se refere ao celeiro - o abrigo gasto pelo tempo para o rendimento e o gado. Agora, se alguém passou algum tempo em um celeiro quando era criança, a menção a um deles provavelmente traz de volta uma enxurrada de lembranças. As paisagens, sons e cheiros de um celeiro são exclusivos da vida rural. O jogo de luz e sombras no prédio me fascinava quando criança. Havia barracas para o gado, como vacas leiteiras, cabras ou potros recém-nascidos. Cavalos e mulas tinham seus lugares para serem alimentados e abrigados. O sótão geralmente continha feno e ração animal para o inverno, junto com outros produtos da colheita. Os animais de trabalho pareciam ansiosos para voltar ao celeiro no final do dia para descansar e se alimentar. Um celeiro bom e bem abastecido pode servir como uma metáfora para a paz, a prosperidade e o abrigo. Alguém que nunca esteve num ou em redor dum celeiro pode ter dificuldade em compreender o significado deste edifício agrícola.

Ao descrever os benefícios de obedecer aos mandamentos de Deus, Moisés foi inspirado a escrever: “O Senhor mandará que a bênção esteja contigo nos teus celeiros e em tudo que puseres a tua mão; e te abençoará na terra que te der o Senhor, teu Deus”(Deuteronômio 28: 8, Nova Versão Padrão Revisada). Provérbios, o "Livro da Sabedoria", contém esta jóia: "Honra ao Senhor com a tua fazenda e com as primícias de toda a tua renda;  e se encherão os teus celeiros abundantemente... ”(Provérbios 3: 9–10).

Como o rei Davi orou pela libertação e segurança nacional de Israel, ele incluiu este pedido: "Que os nossos celeiros sejam cheios, com produtos de toda espécie ..." (Salmo 144: 13 NRSV).

Jesus Cristo deu instruções atemporais para manter as coisas físicas em perspectiva: “Por isso, vos digo: não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo, mais do que a vestimenta?  Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?… Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas”(Mateus 6: 25–26, 33). Sua ênfase estava em colocar o espiritual em primeiro lugar.

Para ilustrar ainda mais seu ponto, Jesus contou a história de um homem rico cujas prioridades eram tímidas. “a herdade de um homem rico tinha produzido com abundância. E arrazoava ele entre si, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos.  E disse: Farei isto: derribarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens;  e direi à minha alma: alma, tens em depósito muitos bens, para muitos anos; descansa, come, bebe e folga.  Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma, e o que tens preparado para quem será?  Assim é aquele que para si ajunta tesouros e não é rico para com Deus”(Lucas 12: 16–21).

Como a humanidade persiste em ignorar os mandamentos de Deus, o desastre virá eventualmente. Em cerca de 836 aC. o profeta Joel escreveu sobre o dia terrível do Senhor. “Ah! Aquele dia! Porque o dia do Senhor está perto e virá como uma assolação do Todo-Poderoso.  Porventura o mantimento não está cortado de diante de nossos olhos? A alegria e o regozijo, da Casa de nosso Deus?  A semente apodreceu debaixo dos seus torrões, os celeiros foram assolados, os armazéns, derribados, porque se secou o trigo.  Como geme o gado! As manadas de vacas estão confusas, porque não têm pasto; também os rebanhos de ovelhas são destruídos”(Joel 1: 15–18).

Assim, quando você vir um celeiro, reconheça que, embora seja uma estrutura que contém bênçãos físicas, essas bênçãos não têm valor duradouro se o propósito da vida não for buscar primeiro o Reino de Deus e Sua justiça. Quer tenhamos celeiros ou não, é importante que todos nós mantenhamos nossas posses na perspectiva correta. Os programas de televisão, revistas, folhetos e o Curso de Estudo Bíblico produzidos pelo O Mundo De Amanha são dedicados a ajudar as pessoas a fazer exatamente isso. Estes materiais vitais estão disponíveis gratuitamente em omundodeamanha.org.